terça-feira, 24 de maio de 2016

V.A. "Grooves from Rio" (Groove Estúdio, 1996)


            "Grooves from Rio" é uma coletânea que reuniu seis bandas/artistas do Rio de Janeiro em um CD lançado pelo Estúdio Groove - depois Groove Records. Boa parte da seleção privilegia artistas de Niterói e, pelo menos, dois nomes presentes na coletânea foram aproveitados pelo "mercado".
         
                 Quem abre esse disquinho com pouco mais de 20 minutos é o Falso Inglês com o charm 'informe se esse é o som". Na sequência o veterano guitarrista Cezar Nine (ex-Juliete e Finis Africae) mostra o suingue de violão de aço em "Velhos tempos".

               O Squaws, representante da Hemp Family, aparece com a música cartão de visita "Quem são vocês?". "Estilo do gueto" é primeira aparição do Black Alien solo num disco, que fecha com o Tornado, banda do incansável Gilber, o 'local hero' do rock de São Gonçalo.
               
              Boa parte da história de produção do álbum está no livro "Brodagens: Gilber T e as histórias do rap e do rock carioca", de Pedro de Luna, que aproveita a biografia do Gilber T (do Tornado) para contar boas histórias da cena carioca dos anos 90. 

          Dentre os causos relatados, há uma parte dedicada ao "Grooves from Rio", selecionamos o trecho no qual o dono da Estúdio Groove, Ronaldo Pereira, fala sobre a coletânea:
Em 1995, no Rio de Janeiro e arredores, estava desabrochando uma geração de bandas de rock com influência de black music e de rap. Mesmo que com um som mais para o rock, as levadas e melodias estavam pontuavam a música com balanço: Planet Hemp, O Rappa, Squaws, Black Aline, etc. Sempre gostei de coletâneas que apresentam uma cena musical específica, sem radicalismos (...) eu queria mostrar para a imprensa e as gravadoras as novidades em primeira mão. Deu certo, pois o Squaws foi contratado pela Universal através dela. Também a faixa do Black Alien, a primeira que saiu em um CD, quase fez assinar com outra gravadora na época. Aproveitei e coloquei duas bandas minhas, o Falso Inglês e o Papparazi, que na formação contava com o Kassin no baixo. Pena que não teve o volume 2 do "Grooves from Rio".
                                                                                                                      (Ronaldo Pereira)

         Quer ouvir? Tá no Youtube!

Um comentário:

  1. Aquela banda de metal da Syang: P.U.S. poderia dar um post.

    https://www.discogs.com/PUS-Presets/release/4447198

    O FLU - ... e a alegria continua também.

    https://www.discogs.com/Flu-E-A-Alegria-Continua/release/63596

    ResponderExcluir