sábado, 9 de abril de 2016

V.A. "Flying music 4 flying people" (Cogumelo Records, 1996)


                Na metade dos anos 90 o lendário selo mineiro Cogumelo Records abriu o seu catálogo para outras vertentes do rock além do metal extremo. Essa iniciativa pôs no mercado CDs de bandas independentes em discos que podem ser considerados como os "alienígenas do catálogo da Cogumelo". "Flying music 4 flying people" é um exemplar desa leva.

              O álbum trouxe quatro bandas do underground brasileiro, todas identificadas com a parte mais melódica do hardcore, que poucos anos mais tarde seriam responsáveis por influenciar uma geração de bandas de hardcore na virada do milênio.

              "Flying music 4 flying people" abre com os curitibanos Pinheads, a cultuada banda de hardcore melódico que fazia um dos melhores shows do cenário underground da época. As oito canções curtas do Pinheads são as únicas do trio lançadas em CD. Hoje tidas como clássicas, ganharam aqui suas gravações definitivas.

             O Dread Full saiu do prolífico cenário de bandas de hardcore de Belo Horizonte/MG daqueles idos dos 90’s. Aqui a banda se dedica somente ao lado melódico do hardcore, depois o quinteto enveredaria pelo skacore para finalmente voltar ao hardcore praticado nos primeiros anos dessas seis músicas.

             O Primal Therapy veio de Santos/SP, cidade com outra cena forte de hardcore, e trouxe seis músicas bem construídas, com backing vocals caprichados e detalhes nos arranjos que mostram o esmero na produção das músicas. Todas muito boas.

               Quem fecha o disco é o Noisegrind, de Porto Alegre/RS, que não tem nada de Noise ou Grind no som, que na verdade é um hardcore rápido com forte influência de skate punk. Foi banda "menos conhecida dounderground" a entrar nesse 4-way split.

              Quer ouvir? Download aqui!
              Também disponível no Youtube!

Um comentário:

  1. brother, tem como reupar a coletânea? o link tá offline..

    valeu!!

    ResponderExcluir