quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

V.A "Musikaos" (Revista Trip, ed. 81, 2000)


               O Musikaos foi revolucionário. Exibido pela TV Cultura entre 2000 e 2004, o programa, apresentado pelo ex-VJ da MTV Brasil Gastão Moreira, cumpriu um papel importante por levar à TV aberta bandas que batalhavam espaços no underground, artistas consagrados da música brasileira e até mesmo nomes internacionais, que de passagem pelo Brasil, também deram as caras no programa. Contudo, o Musikaos não era só música, mas também artes plásticas, poesia e o que mais coubesse no palco do histórico Sesc Pompeia.

                  O primeiro ano do Musikaos está representado, em parte, nessa coletânea encartada na edição 81 da Revista Trip. O disco traz 10 nomes que passaram pelo programa em fonogramas retirados dos discos oficiais das bandas. O CD funciona como uma “rádio Musikaos”, com três blocos de músicas antecedidos pela locução do Gastão.

                   O primeiro bloco de canções traz os então novatos Sheik Tosado e Autoramas. E fecha com o veterano Inocentes, banda do produtor musical do Musikaos, Clemente Nascimento.

                   O segundo bloco segue a mesma lógica, duas bandas relativamente novas, Oito e Mopho, e o veterano Violeta de Outono. O álbum fecha com o Astromato, Devotos, Olivia, que entrou de última hora no CD, e o mestre Itamar Assumpção.

              O Musikaos foi importantíssimo para aquele período, nos moldes do que aconteceu com o programa Fábrica do Som, também exibido pela TV Cultura, nos anos 80. Quem acompanhou dificilmente ficou incólume àquilo, alguma coisa estava acontecendo (sempre está) e o Musikaos foi a melhor janela para saber o que rolava. No Youtube tem vários vídeos doo programa, inclusive no canal Disco Furado. Confira lá... e pau na máquina!

                     Quer ouvir? Download aqui!
                     Também disponível no Youtube!

2 comentários: