quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Virgulóides "Virgulóides?" (Excelente Discos, 1997)


            Este é o primeiro disco da última promessa do rock brasileiro dos anos 90. Um álbum com a cara da década que ousou misturar rock com outros gêneros, alguns tratados como antagônicos ao rock e que foram vencidos pela criatividade das bandas e das possibilidades de novas amálgama ao rock brasileiro.
  
             "Virgulóides?" traz músicas ótimas e punhado de hits mal aproveitados. Letras sacanas, com um pézão do samba malandro paulista, se somam ao lado sujo do rock, ora heavy, ora hardcore. O disco é cheio de riffs de guitarra, mas sempre com um cavaquinho ao lado. Os temas das letras também fazem a ponta rock-samba, falam do cotidiano, mas repleto de sexismo, machismo, drogas, festas e bebedeiras.

Showbizz, Ed. 142, maio de 1997
            As 11 canções misturam samba e rock com uma dosagem bem equilibrada, não chega a ser um disco de samba-rock apesar de transitar livremente entre os gêneros. A mão certeira do Carlos Eduardo Miranda, produtor do disco e sócio da Excelente Discos, calibrou bem o álbum com àquilo que parecia ser a próxima grande banda do rock nacional. Só quem já havia trabalhado com álbuns fundamentais daquela década, como os primeiros do mundo livre sa (sic) e Raimundos, poderia tirar o som que tem neste disco.

           Em duas semanas "Virgulóides?" vendeu 60 mil cópias e alavancou a banda para shows em todo canto, além de aparições em programas populares de TV. Naquele ano nenhum ouvido ficou incólume à "Bagulho no bumba". A banda tinha alcance nacional e parecia ser um nome que renderia mais canções com bastante propriedade. O Virgulóides não se parecia com nada, ainda que na época muitas bandas buscassem uma identidade a partir da fusão de outros ritmos ao rock, muitas deram certo, incluindo o Virgulóides. Mas passou rápido.


          A má administração do sucesso repentino queimou rápido as cartas que "Virgulóides?" trazia. Pelo menos meia duzia de hits brotaram do álbum. Entrou uma grana, uns excessos (eles realmente pareciam um retrato fiel das suas letras) e pouco tempo depois a página da banda parecia ter virado.

            A Excelente Discos fechou e o Virgulóides gravou um segundo disco pela PolyGram, mesma gravadora que distribuiu "Virgulóides?", cujas vendas não arranharam nem de perto as 180 mil cópias do primeiro disco.

              Logo o Virgulóides fora dispensado pela gravadora, pelo público, pela mídia e até mesmo pela própria banda. Entretanto, um Virgulóides com mais samba e menos rock-com-sacanagem volta e meia teima em ressurgir, (in)felizmente sempre tem alguém para pedir "Bagulho no bumba".

                    Quer ouvir? Download aqui!
                    Também disponível no Youtube!

3 comentários:

  1. Eu postei um tempo atrás os dois primeiros do Virguloides em 320k e com scans :)

    http://br320.blogspot.com/search/label/Virgul%C3%B3ides

    ResponderExcluir
  2. Lembro muito agora (vendo algumas performances em vídeo no YT) deles, iam muito no Faustão, Planeta Xuxa, Hebe, Gugu e essa música "Bagulho no Bumba" era executada quando as pessoas ainda entendiam direito e levavam na brincadeira.

    ResponderExcluir
  3. Up
    Online
    Perfeito
    Gosto demais dos caras kkk

    ResponderExcluir