sábado, 19 de setembro de 2015

Garotos Podres "Garotozil de podrezepam" (Independente, 2003)


                Esse tarja preta aí de cima é o quinto disco de uma das principais bandas do punk rock brasileiro.

                “Garotozil de podrezepam” é o disco do Garotos Podres que traz mais músicas não compostas pela banda. Abre o hino escolar “Vomitaram no trem”, que no encarte está atribuída a um tal de Renato, mas acredito que esta música tenha tantos detentores de autoria e adaptações, que é mais fácil creditá-la ao domínio público. O fato é que “Vomitaram no trem” ganhou uma versão definitiva com o Garotos Podres, a letra é impagável.

             Os temas soltam o grito anti-alistamento militar na ótima “Serviço militar” e dão voz a personalidades fracassadas, como no ska/punk rock “Agente secreto”, “O ditador” e em “Sou um fracasso-maníaco”, estas duas últimas endereçadas a um conhecido sociólogo e presidente da república durante a década de 90

       “Nasci para ser selvagem” é a versão em português para “Born to be wild”, devidamente deturpada para o terror dos insuportáveis easy riders pós-2000. “Ainda vamos tocar Bossa Nova” sacaneia legal com a Bossa Nova, não perdoa os cariocas e muito menos os próprios Garotos Podres.

         “A internacional” é a versão punk do ABC para o hino dos trabalhadores de todo mundo, um dos poucos momentos do álbum não tangenciados pela ironia e sarcasmo. “O adventista” encerra a cartela do traja preta, versão para o clássico do Camisa de Vênus.

          O álbum foi lançado de forma independente pela própria banda e teve uma boa repercussão, apesar de isso não ser contabilizado em vendas. O projeto gráfico é bastante caprichado e completo, todo composto como se o disco fosse um medicamento vendido sob prescrição.

          Com esse disco o Garotos Podres participou de programas na TV aberta e voltou para a estrada. Foi o último disco do Garotos Podres antes das merdas que fizeram o lendário vocalista Mau deixar a banda.

             Quer ouvir? Download aqui!
             Também disponível noYoutube!

2 comentários: