segunda-feira, 1 de junho de 2015

Yo-Ho Delic (Tinitus, 1992)


                 O nome da banda surgiu do dicionário maluco de George Clinton e significa "branco que gosta de música negra". Formado em 1990, o Yo-Ho Delic mostrou uma sonoridade inovadora para as bandas nacionais na época. Misturou heavy metal com elementos de funk norte-americano dos anos 70, além de outra referências notáveis, como Zappa, Fishbone e os primeiros trabalhos do Red Hot Chili Peppers. O quarteto paulistano foi pioneiro por aqui naquilo que internacionalmente ficou conhecido como funk metal.

               Antes de chegar ao seu primeiro e único disco o Yo-Ho Delic havia lançado uma demo tape, cuja produção caprichada rendeu-lhes a tenção de produtores e da mídia especializada que não demorou em colocar a banda como uma das grandes promessas do rock brasileiro da primeira metade da década de 90. Os shows seguiam a energia que as gravações apontavam, peso e groove em doses cavalares se somavam à flauta e ao saxofone do vocalista Patossauro, que por sua vez combinava suas entradas em meio a cozinha firme de músicos competentes.

Bizz, edição 90, janeiro de 1993
              O clipe de "Brasiil banana samba", animação produzida quadro a quadro por Macarrão, entrou na programação da MTV e ajudou o Yo-Ho Delic a ficar ainda mais conhecido, por muito tempo este foi o clipe mais legal produzido no Brasil. No ano seguinte a banda foi convidada por Pena Schmidt para integrar o cast de sua gravadora, a recém inaugurada Tinitus. Por este selo a banda participou da coletânea "#1" e em 1992 ao primeiro disco completo.

               O disco foi bem recebido e as boas vendas o tornaram o best seller da Tinitus, a ponto de ser relançado em CD pouco tempo depois, sendo o primeiro CD da Tinitus e a unica banda da primeira leva de bandas do selo a ter seu trabalho disponibilizado em CD e LP. Se antes do primeiro registro a banda havia galgado passos de fora rápida, o mesmo não pode se dizer que aconteceu após o lançamento do disco. Logo o Yo-Ho Delic se dividiu e chegou ao seu inevitável fim.

                Quer ouvir? Download aqui!
                Também disponível no Youtube!

Um comentário:

  1. Grande disco, com músicas sensacionais! Tijuana dreams e Frontiers of thailand são as minha preferidas. Vi um show deles no antigo Palace, num festival de novas bandas, e era absurdo o som ao vivo. Pelo que soube eles terminaram por briga interna, uma pena.

    ResponderExcluir