sexta-feira, 26 de junho de 2015

Hekamiah e Usina Le Blond "Usina 415" (Independente, 2000)


Showbizz, ed. 182, setembro de 2000
                       O fim do Dorsal Atlântica pôs um novo desafio para o seu mentor, o guitarrista e compositor Carlos Lopes, o projeto de funk Usina Le Blond. O primeiro disco recebeu o pseudônimo de Carlos, Hekamiah, que é o nome de seu anjo da guarda, e banda, o quarteto Usina Le Blond, cujo nome surgiu de uma leve alteração no nome da linha do transporte coletivo carioca que liga dois bairros opostos em vários sentidos.

                       Apesar da boa vontade, o disco é irregular. As letras são péssimas e as interpretações de Carlos "ex-Vândalo" Lopes carregam maneirismos vocais que pendem ao metal/hard rock, depois também divididos com o Mustang, outra banda criada enquanto o Dorsal não surgia novamente. Os melhores momentos do álbum estão nas partes menos presas a tentativa de soar funky, como na nordestina "Corpo fechado", no fusion de "Caju", apesar da letra ruim, e na balada "(Tudo) sempre igual", raros exemplos. "Dignidade" beira ao hard-funk e erra feio, tanto na letra quanto no amálgama. "São Judas Tadeu" flerta com bossa nova para criar a balada mais sem vergonha do álbum. Pra piorar, os metais soam como plástico derretido saídos de um teclado.

                           O Usina Le Blond durou mais alguns anos, fez outro disco, além dos shows e até mesmo apresentações em programas de TV, mas o que chamava mais a atenção da mídia e público era ver/ouvir o que um dos nomes mais influentes do metal brasileiro fazia longe do cenário que ajudou a construir, mas que naquele momento era tratado pelo próprio como um cachorro morto. E ele tinha razão.

                 Quer ouvir? Download aqui!
                 Também disponível no Youtube!

3 comentários:

  1. realmente é um disco bem irregular. o principal problema não são as letras, e sim os vocais; o cantor usar uma inflexão de metal/hard rock deixa tudo meio estranho mesmo, como se o detonator do massacration tivesse gravado um disco com a vitória régia.

    ResponderExcluir
  2. Ever wanted to get free Google+ Circles?
    Did you know you can get them ON AUTO-PILOT AND TOTALLY FREE by registering on You Like Hits?

    ResponderExcluir