quinta-feira, 7 de maio de 2015

Leptospirose "Invernada" (Läjä Records, 2005)


                O trio de Bragança Paulista Leptospirose foi formado em 2001 com a intenção de fazer hardcore. Contudo, as músicas do Leptospirose vão além do hardcore, sim, eles têm peso, velocidade e sujeira, mas também trazem tempos quebrados, compassos diferentes, variações rítmicas e estruturas musicais tão rápidas quanto complexas. Quase uma vanguarda do hardcore. Isso sem falar das letras, não queira encontrar algum sentido nelas. Numa metáfora rasteira, o Leptospirose está para o hardcore assim como a Patife Band estava para o punk rock nos anos 80.

             "Invernada" é o primeiro disco completo do trio, depois de demo tapes e CDr's. Um álbum curto que passa numa velocidade sônica, são 15 músicas distribuídas em apenas 15 minutos. Pode-se dividir o disco em duas partes. Até a canção "Ovo de páscoa" é a parte hardcore, com canções pendendo para o crust e grind. De "Só isso?" pra frente surgem as "baladas", que nada mais são do que músicas mais longas, com partes instrumentais mais cadenciadas e ao mesmo tempo experimentais, sem deixar o barulho de lado. Analisando "Invernada" como um todo, dá pra dizer que só tem uma canção hardcore propriamente dito, a autoexplicativa "HC".

              Lançado pelo selo capixaba Läjä Records, "Invernada" abriu caminho para que o Leptospirose se tornasse conhecido nacionalmente, levou a banda a galgar espaços no underground nacional e mostrar seu som hardcore com personalidade genuína, algo difícil de se encontrar nas bandas do gênero.

               Quer ouvir? Download aqui!
               Também disponível no Youtube!

Nenhum comentário:

Postar um comentário