quinta-feira, 9 de abril de 2015

Varsóvia (Ataque Frontal, 1987)


                Inspirados em pós punk inglês e pela obscuridade das noites paulistanas dos anos 80 surgiu o Varsóvia. O quarteto formado em Santo André/SP levou pouco tempo para chegar ao primeiro disco completo. Um trabalho bastante honesto e oportuno, afinal naquela metade dos 80's a cidade de São Paulo produzia bons discos e revelava bandas dedicadas ao pós punk. O Varsóvia foi uma das bem sucedidas, mesmo que tenha durado muito pouco.

Bizz, ed. 22, maio de 1987
               Seu único disco buscou criar uma sonoridade pós punk acessível, com letras que deixam a densidade de lado para tratar de abstrações existenciais, tais como descrições de passeios de fim de tarde que não trazem acontecimento algum. Sonoramente o resultado é menos "tedioso", ecos de Joy Division e Bauhaus dão referências em "Para todo o sempre" e "Continuar". Um pianinho bem sacado rouba a monotonia dos momentos menos sorumbáticos do disco, como em "Após as luzes" e no arranjo de baixo smithiano de "Noites".

              A produção é bastante simples e ficou a cargo de Redson (1962-2011), então parceiro do selo Ataque Frontal. O disco teve boa repercussão, "Noites" entrou na programação da rádio 89 FM e pode ser considerada um sucesso do álbum. Segundo Renato Martins, proprietário da Ataque Frontal "As primeiras mil cópias venderam bem, mas uma nova prensagem, que demorou muito para ficar pronta por culpa das prensas super ocupadas da gravadora Continental, gerou o primeiro encalhe da gravadora Ataque Frontal", conclui. O disco ainda pode ser encontrado no estoque do selo paulistano.

                   Quer ouvir? Download aqui!
                   Também disponível no Youtube!

7 comentários:

  1. Comprei não muito tempo atrás o vinl na loja baratos e afins, bem salgado mas vale a pena, essa banda marcou minha infância. Eles irão se reunir e tocar este ábum na íntegra agora no final de maio. Se quiser saca só essa matéria que fiz sobre o Varsóvia, e parabéns pelo blog totalmente excelente! http://coffeealot.blogspot.com.br/2014/11/varsovia-um-disco-sensacional-e-capa-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coffee! Tudo bem?
      Deveria ter lido teu texto antes de escrever o meu, tá cheio de boas informações sobre o disco. Não sabia que o Varsóvia era tão cultuado, que tem músicas novas e que estão prestes a voltar. Muito bom. Eu paguei bem barato no vinil que eu tenho, comprei na Faunus, aí em SP, mas não paguei mais do que 5 reais. Mas o valor é o que menos importa, também gosto do disco, mas você tem uma relação mais "íntima". heheheh
      Obrigado pelos link, vi o documentário e o Nem Liminha Ouviu, muito boa a versão!
      Abração

      Excluir
  2. Obrigado por mais esse post disco furado, na verdade esses discos desconhecidos de bandas undergrounds, só se encontra aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ps.: Por isso, mais uma vez quero parabenizar o teu blog.

      Excluir
  3. ..concordo, apesar da notável decadência do rock nacional nos anos 90, tem ouro aqui que a gente so viu na crítica da revista ou a capa, ouvir falar etc. VALEU!

    ResponderExcluir
  4. Olá Disco furado, acompanho muito o Blog de vocês. É Maravilhoso saber que a Varsóvia está na ativa, a uns meses atrás, fizemos uma homenagem no Rio de Janeiro, e tocamos VIAGENS: https://www.youtube.com/watch?v=QHCsN6ChwJQ

    ResponderExcluir
  5. este blog só tem raidade adorei este blog ,dá vontade de baixar tudo ...excelentePq aqui prá nos o rock atual brasileiro está uma merda.Quero que alguém cite alguma banda que vale apena.

    ResponderExcluir