sexta-feira, 10 de abril de 2015

V.A. "Garage Voices" (Garage Records, 1994)


               Palco fundamental para compreender o cenário underground da capital carioca nos anos 90, o Garage surgiu em 1988 como um bar que exibia vídeos. No começo o público era composto em sua maior parte de membros de moto clubes que frequentavam a Rua Ceará em busca de rock pesado e bebida barata. 

                 Em 1991 Fábio Costa (1959-2012) assumiu o casarão e trouxe ao Garage um nova proposta, a de se tornar a casa de shows mais importante de sua época. E assim o fez. Enquanto esteve à frente do Garage, Fábio produziu mais de 900 shows e abriu espaço para muitas bandas. Praticamente todo o underground do  Rio tocou no Garage, este era o objetivo de qualquer banda que almejava sair da garagem de casa. Pode-se afirmar que sem o Garage o cenário de bandas cariocas não seria o mesmo.

             Em 1994 Fábio aproveitou a boa fase da casa e investiu numa coletânea de bandas de metal do Rio. O disco "Garage Voices" foi o único lançamento do selo Garage Records e trouxe quatro bandas que batiam cartão no palco movimentado do Baixo Ceará, também chamado de Baixo Metal.

Encarte "Garage Voices"
             Com duas músicas para cada banda o álbum começa com o som metal meio industrial do Freaks?. Bem sucedidos no disco, o Scars Souls foi a única banda da coletânea a seguir carreira e lançar disco completo. O Unsmasked Brains faz um som mais heavy/hard e abusa dos solos de mil notas por segundo. o Go Ahead! tem cara de começo dos anos 90, metal com groove e composições um tanto ingênuas.

              A produção do disco é bastante simples e por vezes tosca. A qualidade de gravação das bandas beira à demo tapes, o que não é depreciativo. A tiragem foi limitada assim como a distribuição, o próprio Garage. Uma folha de papel amarela datilografa fez a vez de encarte com poucas informações, na última linha dava uma mostra do que seriam os próximos discos do selo Garage Records, LPs completos com as quatro bandas de "Garage Voices", o que não chegou a se concretizar.

                   Quer ouvir? Download aqui!
                   Também disponível no Youtube!

Nenhum comentário:

Postar um comentário