terça-feira, 21 de abril de 2015

PELVs "Anotherspot" (Midsummer Madness, 2006)



               "Anotherspot" é o quarto álbum completo da PELVs. Um trabalho cuidadosamente pensado e que levou quase três anos para ser finalizado. Tempo natural para a banda, aqui um septeto, que ultrapassou os vinte anos de existência com quatro discos na bagagem.

             Trata-se do trabalho mais "pop" da PELVs, quase não há mais aquelas músicas curtas e rápidas que marcaram os discos anteriores e cravaram a banda como a mais representativa de todas as bandas que enveredaram por caminhos próprios para gravar o seu trabalho, outrora isso foi chamado de lo-fi, mas em "Anotherspot" quase não há lo-fi. 

                Dividido em nove longas canções, entre melodiosas esparsas, sons flutuantes e algumas baladas, como na abertura, "Baby of macon", que ultrapassa os dez minutos. A busca por melodias doces e ásperas, que vem desde o primeiro disco, chegam ao ápice neste álbum, como nas passagens lentas de "Run of the hill". 

             Em "Beans don't clap" o uso dos recursos do estúdio Freezer arriscam até um "sambinha" indie/PELVs, com ecos nos vocais, percussão minimal, teclados e lo-fi, mas com cara de grande produção, cheia de coisas acontecendo ao fundo. Até momentos mais "noise" soam pop, como o "pop viajandão" de "Tupiguarani".

             Um momento mais denso' em "Keep yout music away" parece tão forjado em meio às baladas doces do disco que os aplausos no meio da canção fazem a vez dos solos barulhentos que faltam ao disco, ainda assim soam a cara da PELVs. Ruídos de um radar acompanham a melancólica "Post scriptum". O disco se encerra com uma balada de amor do tipo final feliz em "The ballad of Tom Cody and Ellen Aim".

            Foram prensadas apenas 500 unidades de "Anotherspot", cujo projeto gráfico segue a estratégia de não apresentar informações adicionais sobre a gravação, muito menos as letras das canções. 

          O lançamento aconteceu de forma inesperada, pois a banda preparava uma caixa retrospectiva com os três primeiros discos quando resolveu se dedicar às músicas novas, o que marcou uma ruptura na já pouco frequente discografia da PELVs. Sim, eles produzem de forma lenta e gradual, assim como admitem em sua sonoridade, neste caso a palava sonoridade poderia até remeter a um neologismo nefelibata. Embale seu sono/sonho ao som de "Anotherspot".

                Quer ouvir? Download aqui!
                Também disponível no Youtube!

2 comentários:

  1. Eu nunca tinha ouvido essa banda. Esse play me conquistou de uma forma muito grande. E você tem razão, é ótimo para ouvir antes de dormir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Full Heart Comics!
      Gostei demais desse disco, o mais recente enquanto aguardamos uma nova investida da PELVs em disco.

      Excluir