quarta-feira, 22 de abril de 2015

Paquito "Falso baiano" (Independente, 2002)


                   Paquito é baiano de verdade. Nascido em Jequié e adaptado em Salvador. Não há nada falso em sua naturalidade, então porquê adotou o título de "Falso baiano" para sua estreia? A resposta é simples e está disposta nas 13 canções do álbum. Um disco de rock na capital da Axé Music beira a incoerência, culpa do mercado cultural soteropolitano que admite apenas músicas para o carnaval. Uma pena, pois a Bahia é rock sim, e em suas mais variadas faces.

               O álbum abre com um amálgama que domina o repertório de Paquito, a busca por soar baiano e brasileiro, de tratar referências musicais que vão de João Gilberto à Hendrix, "Cansado de sambar" tem letra de outro baiano, Assis Valente, e arranjo que cadencia rock e samba, um samba cansado de sambar.


             Em "Bacanal", letra de Manoel Bandeira musicada por Paquito, surge a voz de Chico Cesar. Um rock pungente que flerta com Jovem Guarda pesada e cheia de groove. O poeta pernambucano também empresta a letra de para a catira sertaneja "Brisa".  

            Por outro lado, há canções de amor singelo, como "O que pode ser", "Longe de você" e o blues bem humorado "Feio". Em "Já faz tempo que não lhe vejo" Paquito se arrisca na junção de forró e reggae.

              Lançado com apoio da Secretaria de Cultura da Bahia, "Falso baiano" teve uma boa repercussão e apresentou o veterano Paquito para o Brasil.


                
                Quer ouvir? Download aqui!
                Também disponível no Youtube!

3 comentários:

  1. Ei Marcelo, hoje passei pra dizer que comecei um blog que pode ser do teu interesse.

    E também pra saber se vc tem interesse em trocar links (Mas vendo que vc não tem nenhum link na barra acho que sei a resposta hahahaha).

    O Blog chama BR 320 e o objetivo é postar coisas que eu tenho em CD inicialmente mas expandir quando eu encontrar material (que são discos em 320 com arte apenas). Passa lá, acabei de começar então não tem muito rs

    http://br320.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. meu grande amigo Paquito!!!
    gente fina demais...um cara bossa!!

    ResponderExcluir
  3. tenho esse que ele me presenteou...o curioso é que só hj percebi que é um violão...antes eu achava q era uma strato branca q ele tinha...

    ResponderExcluir