domingo, 29 de março de 2015

V.A. "Contra Ataque" (Ataque Frontal, 1988)


              Na segunda metade dos anos 80 o punk rock nacional vivia uma outra fase. Boa parte da primeira geração de bandas já havia encerrado atividades ou então enveredado por outros caminhos. Coube ao selo Ataque Frontal buscar as novas bandas, principalmente na capital paulista, para registrar a quarta coletânea em vinil dedicada ao gênero.

 
Bizz, edição 37, agosto de 1988
         A fórmula usada foi a mesma que deu origem ao disco "Ataque Sonoro", de 1985, convidar bandas que ainda não haviam chegado ao primeiro  disco, contudo "Contra Ataque" traz menos bandas que a coletânea anterior. Dos sete nomes presentes, apenas o Olho Seco já havia gravado LP, as demais ainda buscavam espaços e mesmo assim, muitas chegaram ao fim sem ver o primeiro disco completo.

           A coletânea traz duas músicas para cada banda e abre com o punk rock do Republika, passa pelo hardcore protesto do Skarnio e pelo groove punk do Indecisus.

           O Não Religião é um dos destaques do disco, não é por menos que foi a banda que melhor se deu após o lançamento do álbum. O Olho Seco desfila uma desgraceira curta em "Erupção" e "Campos da morte", beiram o noise core. Pupilas Dilatadas, de Porto Alegre/RS, é a unica banda de fora da capital paulista presente na coletânea. O álbum fecha com o punk rock d'Os Laranjas.
  
              A produção do disco coube aos trabalhos técnicos do Clemente. O projeto gráfico traz uma bela capa cujo autor segue desconhecido pela ficha técnica. "Contra ataque" teve uma boa repercussão e aguarda reedição!

             Quer ouvir? Download aqui!
             Também disponível no Youtube!

2 comentários:

  1. Disco visceral foi foda esta presente no movimento e ter a oportunidade de poqiar ao som de contra ataque , espero um dia te-lo em maos novamente punk rock for life .

    ResponderExcluir