segunda-feira, 30 de março de 2015

Último Número "Strip-tease da alma" (Câmbio Negro, 1987)


            O Último Número surgiu em 1985 numa Belo Horizonte em ebulição. A cidade despontava como um dos bons celeiros do rock brasileiro, principalmente em sua vertente metal, e também mantinha outras cenas de bandas de rock com letras em português e mais envolvidas com o rock brasileiro da época, tais como o Sexo Explícito, Divergência Socialista e o Último Número.

Bizz, ed. 24, julho de 1987
            "Strip-tease da alma" é o primeiro disco do quarteto. Um álbum bastante cru estética e sonoramente. Nas letras o vocalista Gato Jair descarregada de poesia byronista, algo entre Rimbaud e Augusto dos Anjos, ouça "Animal sentimental" e o "hit" "O tempo dos assassinos", que funcionam perfeitamente com os arranjos sombrios, gótico por vezes, criados pelo guitarrista João Daniel. As canções trazem imagens urbanas e noturnas, como em "Dama da noite", que abre o disco. O blues "Strip-tease da alma" fecha o LP. "Ars longa vita brevis" foi regravada no segundo disco, "Filme", de 1989. 

                  Gravado em oito canais  no estúdio JG, um dos primeiros estúdios dedicados à gravação de sons heavy e extremos do metal, "Strip tease da alma" demorou mais de um ao entre gravação e lançamento. O disco saiu pelo selo e loja de discos Câmbio Negro, de BH, o selo também pôs no mercado o segundo álbum da banda. A tiragem de vinil não teve reedição em nenhum formato.

           Com este disco a banda tocou em outras capitais e se tornou um nome bastante conhecido. A capa traz uma ilustração do guitarrista João Daniel. João saiu da banda logo após o lançamento do disco, continuou tocando em sua outra banda, o Sexo Explícito, e nos anos 90 obteve reconhecimento público como guitarrista e mentor do Pato Fu


              Quer ouvir? Download aqui!
              Também disponível no Youtube!

2 comentários:

  1. I have just downloaded iStripper, and now I enjoy having the best virtual strippers on my taskbar.

    ResponderExcluir