domingo, 29 de março de 2015

Jards Macalé "Real Grandeza" (Biscoito fino, 2005)


               A virada do milênio marcou a fase de maior produção discográfica de Jards Macalé. Se entre as décadas de 80 e 90 o músico carioca esteve relegado a um ostracismo involuntário, próprio a sua condição também involuntária de maldito da MPB, foi a partir dos anos 2000 que viu sua obra ganhar um novo público e que gerou discos e maior frequência nos palcos.

                 "Real Grandeza" é o décimo disco de Jards, um álbum que faz um apanhado das parcerias de Jards com o poeta, tradutor, ator, diretor e amigo Waly Salomão (1943-2003). É a voz de Waly que abre o disco com a narrando versos libertários em "Olho de lince". Em "Rua Real Grandeza" Jards violenta seu violão e ganha o ouvinte ao mostrar seu modo mais característico de cantar e tocar.

                  O álbum homenageia Waly e traz convidados especiais. Maria Bethânia emociona em "Berceuse crioulle". Adriana Calcanhoto e Jards dividem a lindíssima "Anjo exterminado", um samba sobre amor tão desesperado que chega a ser cômico. "Negra melodia" é um legítimo reggae brasileiro, sim e dos bons, melhor ainda com a participação de Luiz Melodia e da banda formada por Kassin, Pedro Sá e Domênico Lancelotti. A versão trip hop de "Vapor barato" feita pelo Vulgue Tostói na metade dos anos 90 permaneceu a mesma, agora com a adição da voz de Jards. Em pensar que este grande sucesso da parceria Jards & Waly foi considerada por este como subliterária. Frejat cuidou da produção de "Mal secreto" e quase pôs tudo a perder, não fosse o arranjo voltar ao rock lá pela metade da canção.

                     "Real Grandeza" foi o primeiro disco de Jards Macalé pelo selo carioca Biscoito Fino, casa de nomes consagrados da MPB e que então se viam quase marginalizados dentro das grandes gravadoras. O projeto gráfico do veterano Cafi traz fotos dos participantes e do homenageado, como a que ilustra a capa do álbum.
  
                  Quer ouvir? Download aqui!
                  Também disponível no Youtube!

Nenhum comentário:

Postar um comentário