sábado, 31 de janeiro de 2015

V.A. "Doomsday" (Berlin Records, 1995)


                       Para o seu segundo lançamento o selo brasiliense Berlin Records preparou uma coletânea em CD com dez bandas que naqueles anos batalhavam espaços para shows e conquistavam um pequeno publico através da venda de demo tapes. Assim surgiu "Doomsday" uma mostra do rock do cerrado naquela metade de anos 90.

                   O disco é irregular, as bandas não ajudam e pouca coisa se salva. Na maioria dos casos falta uma identidade às bandas, ora o som é muito derivado de suas próprias influências, ora a falta de maturidade de composições não fazem as canções saírem do mesmo estado de fragilidade, tanto nas letras quanto nos temas, o que também transparece na construção dos arranjos e execução. A distribuição do tempo é desequilibrada. Enquanto o Last Rites participa com duas canções, o Platina Forever comparece com cinco temas próprios.

              Entretanto, vale destacar algumas bandas e canções, tais como o blues de "Bringing back" do Rumblefish. O pós-punk inglês d'Os Políbias. O clima soturno d'Os Animais dos Espelhos, certamente a melhor banda de "Doomsday". A vocação para criar sons carregados de  brasilidade do Parafusê. A diversão sem noção do Futum, que teve o disparate de fazer uma música contra um pobre Bem-te-vi, "Ô passarinho chato!" além de outras coisas pretensamente engraçadinhas (só ouça uma vez).

                Dos piores momentos vale citar a falta de personalidade do som do Jukes, a única banda de Goiânia/GO a entrar em "Doomsday" e que se destacava na época como bons distribuidores de demo tapes. As tentativas pop punks do Tenente Mostarda, curiosamente a única banda que despontou da coletânea, afinal foram convidados para outra seleção, a "Brasil compacto" da gravadora Rockit! O hard rock chato de canções longas do Last Rites. A tosquêra irrestrita do Platina Forever e a psicodelia de luau d'Os Espíritos Zombeteiros, ótimo nome, péssimas músicas.

                  Quer ouvir? Download aqui!
                  Também disponível no Youtube!

2 comentários:

  1. Esse é qual volume I ou II?

    Lembro que em um dos lançamentos doomsday, haviam duas bandas : MESSENGER E MATANDO CACHORRO À GRITO.

    Foram as melhores bandas dos lançamentos Doomsday!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FAA,
      esse aí é o volume I. Estou atrás do Volume II, em breve pretendo postar aqui.
      abraços!

      Excluir