quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Ultramen (Rockit!, 1997)


               Formada em 1991 o/a Ultramen acumulou anos de janela até chegar ao primeiro disco, tempo suficiente para registrar demo tapes, participar de coletâneas e se firmar como uma das principais bandas gaúchas dos anos 90, antes mesmo de chegar ao primeiro álbum completo.

            Distante das características do rock gaúcho cunhado por seus pares, um pouco mais velhos na idade e experiência, o Ultramen carregava influências novas se comparado as outras formações roqueiras da capital gaúcha, aqui não tem rock inglês, e sim funk, de George Clinton a Tim Maia, além de aberturas para sons rápidos e pesados, como metal e hardcore.

             O disco abre carregado de groove com "Se habituar", que dá uma boa mostra do conteúdo do álbum, guitarras funkeadas, arranjos de percussão caprichados, metais marcando os intervalos e um dos melhores vocalistas dos anos 90, Tonho Crocco, que também assumiu o microfone do D.Fhala, o velho DeFalla sob nova grafia, no disco "Top Hits"

           "Bico de luz" ganhou vídeo clipe e chegou a frequentar as mais pedidas da MTV Brasil, emissora que comprou a ideia do Ultramen e sempre selecionava o sexteto para promoções e outras participações. "Vou a mais de 100" também rendeu um vídeo clipe, esta foi composta em parceria com Pedro Luis e recebeu a participação percussiva d'A Parede.

             Tem funk em "Get funky (with a master plan)" e experimentos instrumentais em "5x1 Ultrafunk", com direito a backing vocals gospel. A parte "hc" esta representada nas pesadas "Duro e selvagem" e "La negrita", que flerta com o ska e também esta presente em versão ao vivo na coletânea do festival curitibano "Leite Quente". Traz metal pesado em "Demônio". Incorpora o Rage Against the Machine em "So now I let you go" e traz metal/Miami bass em "Hip hop beat box com vocal e James Brown".

          O disco foi lançado pelo selo carioca Rockit! e teve uma boa repercussão, principalmente no Rio Grande do Sul, estado que consumiu a maior parte da tiragem inicial do disco. A capa rouba um fragmento de carta do jogo Super Trunfo.

                Quer ouvir? Download aqui!
                Também disponível no Youtube!

2 comentários:

  1. Aquele disco do De Falla com o cara do ultraman no vocal é bem legal. Parece que um monte de banda foi lá e gravou um pau de sebo. Vi o Ultraman em curitiba, acho que abrindo o show do Weezer. Banda ótima de palco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richardjal!
      Realmente o "Top hits" parece com um pau de sebo de banda gaúcha. ehhehehe De repente este é o ponto fraco do disco, que tem bons momentos e outros nem tanto.
      Não vi o Ultramen ao vivo, mas se eles abriram pro Weezer então eu cheguei no dia seguinte, pois deixei de ver o Weezer para ver o Mercury Rev, que tocou no mesmo festival. Por sinal, logo isso completará dez anos. Oloco... hehehhe
      abração!

      Excluir