quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Pin Ups "Bruce Lee" (sHort Records, 1999)


              "Bruce Lee" é um EP de quatro canções, sendo que a última captura o Pin Ups ao vivo num show acústico gravado no Teatro Hall, em São Paulo/SP, no ao anterior. O sexto registro do quarteto veterano também é o último álbum do Pin Ups.

               É um disco que flagra o quarteto em seu momento mais "calminho", aqui as guitarras não estão barulhentas (ah...) e as melodias tomam conta. É possível referenciar um monte de bandas norte-americanas entre as canções, imediatamente vem o Superchunk aos ouvidos, banda "co-irmã" do Pin Ups. Mesmo as músicas elétricas, "To all our friends" e "Growing up", demonstram potencial de formato acústico, parecem prontas para receber violões.
Showbizz, edição 175, fevereiro de 2000

            Por fim, um show acústico escondido, há tempos que o Pin Ups já se deixava levar por este formato, o que resultou no disco/projeto "Gash: A mellow project by Pin Ups" (Zoyd, 1992). Não há no disco a lista das músicas executadas no set acústico, mas as 13 músicas dão conta dos últimos três anos da banda. Abre com "Guts", que também dá nome ao EP 7" lançado pela Fishy Records em 1997, acelera em "It's your turn" e encerra com "You shouldn't go away", ambas do último disco completo do Pin Ups. Também tem covers de Rocket form the Crypt, Kraftwerk, Beatles - "Revolution", bem fraquinha, assim como a terrível versão para "Day in the life", gravada do disco do Gash - e na ótima "The first party", do Superchunk.

        Com "Bruce Lee" o Pin Ups voltou à estrada e preparou o terreno para a sua despedida, pelo menos com esta formação,que já havia registrado o álbum anterior, "Lee Marvin", de 1998. Alguns shows de lançamento trouxeram o Pin Ups acústico novamente, com a adição de convidados no teclado e percussão. "Bruce Lee" passa rapidinho. Um belo cartão de despedida de uma das principais baandas independentes brasileiras de fim de século XX.

               Quer ouvir? Download aqui!
               Também disponível no Youtube!

Um comentário:

  1. Minhas bandas indie 90s nacionais do coração: Pin ups, Garage Fuzz e Madeixas. Aliás, o Madeixas ativou um canal no youtube e disponibilizou o disco em português e uma apresentação ao vivo na MTV que rolava direto no LAdo B !

    ResponderExcluir