terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Garage Fuzz "Relax in your favorite chair" (Roadrunner, 1994)


             O primeiro disco do Garage Fuzz é o  primeiro disco de hardcore melódico feito do Brasil a atingir um público maior e influenciar bandas. O que o quinteto de Santos/SP fez em "Relax in your favorite chair" a própria banda não realizou nos anos seguintes. Uma porque a sonoridade do Garage Fuzz adotou mais elementos e se tornou menos melódica, outra porque no final dos anos 90 a influência deste disco era espelho para uma grande quantidade de bandas que faziam um som que já estava todo esmiuçado na cartilha deste álbum.

             Apesar das letras em inglês, e de uma certa ingenuidade de temas e abordagens, "Relax..." é um clássico do hardcore brasileiro. O fato de o disco ter sido lançado por uma gravadora de grande porte, a holandesa Roadrunner, pode ser responsável por este feito, afinal o disco foi bem distribuído por aqui e chegou a outros continentes, Europa, Oceania e América do Norte, o que futuramente revelou para a banda a oportunidade de continuar a ter lançamentos internacionais.

             O boa recepção do álbum fez com que a banda caísse na estrada e tocasse onde fosse chamada. "When all the things" ganhou vídeo clipe e  está presente no repertório do Garage Fuzz até os dias de hoje. Apesar de um tanto repetitivo, o álbum traz boas canções, principalmente quando se distancia das melodias rápidas, como em "Chair's nation" e "Self realized people". "Relax in your favorite chair" é clássico mais por ter sido muito ouvido e influente, menos por suas qualidades sonoras. Não vale comparar, mas os discos posteriores do Garage Fuzz são mais bem resolvidos do que sua estreia.

            "Relax in your favorite chair" foi relançado em CD pelo selo Ideal Records em 2009, edição que contou com faixas bônus presentes nas demo tapes posteriores. Em 2014 o disco recebeu uma re-edição caprichada em LP, limitado a 500 cópias, pelo selo Spicoli Discos. Pela primeira vez um disco do Garage Fuzz chegou ao formato vinil. Esta edição traz um encarte caprichado com várias fotos, cartazes de shows da época e uma página com a reprodução de uma reportagem sobre a segunda e última edição do festival Juntatribo, Campinas 1994, que desmistifica o evento ao apresentar uma briga entre banda e público, ocorrida durante o show do Garage Fuzz, que levou os organizadores a abandonarem o projeto do festival.

                Quer ouvir? Download aqui!
                Também disponível no Youtube!

Um comentário:

  1. Obra prima do hardcore nacional. O tempo passou e a banda continua sendo relevante. Aguardando o lançamento do disco novo.

    ResponderExcluir