sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Beach Lizards "Brand new dialog" (Polvo Discos, 1994)


                O começo da década de 90 foi o momento das guitar bands brasileiras. Quase tudo que surgia no underground e que soava meio esquisito e com letras em inglês logo recebia esta alcunha. O Rio de Janeiro/RJ se mostrou com cenário fértil para estas bandas, mas o Beach Lizards caia erroneamente no pacote das guitar bands

                  "Brand new dialog", o primeiro disco do quarteto, é mais influenciado pelo punk rock e hardcore do que necessariamente pelas bandas shoegaze. Mais para Buzzcocks e Bad Religion, menos para My Bloody Valentine. O álbum apresentou a qualidade do Beach Lizards em compor boas melodias pop entremeadas por momentos mais agressivos, o que pode justificar o uso do violão segurando baladas punks, como "Mirrors in affection", "Greedy thing" e "Fine (another silly love song)", com o apoio de backing vocals bem sacados, "Mr. Unconscious" e "Anesthesia". Também há momentos em o grunge, contemporâneo de quem fazia fitas demo durante o estouro das bandas de Seattle, "Keep yourself together", os vocais rasgados de Demétrius por lembra alguns momentos do Kurt Cobain, e isso não é estranho.

           Lançado apenas em CD pelo pequeno selo carioca Polvo Discos, "Brand new dialog" teve uma boa repercussão, mas sumiu do mapa logo após o lançamento, a falta de estrutura de distribuição somadas a uma tiragem pequena faz com que o disco hoje seja tratado como objeto raro.

             Quer ouvir? Download aqui!
             Também disponível no Youtube!

3 comentários:

  1. Eu tenho segundo deles. Dia desses tava ouvindo. Eu gostava daquela Friction que tinha tinha na coletânea No Major Babes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. richardjal!
      Este material tá todo aqui no blog. Gosto dos dois discos do Beach Lizards, este é mais sujão, mais grunge, o outro mais punk com melodia. Tempo de boas bandas no Rio de Janeiro, um dos lugares de bandas mais legais no Brasil.
      Abração!!

      Excluir
  2. conheci a banda ontem,me apaixonei pelo som!
    great band!!!

    ResponderExcluir