sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Rebeca Matta "Tantas coisas" (Independente, 1998)


             Rebeca é uma cantora de MPB. Também é baiana, como outras tantas. Mas Rebeca foge do lugar comum das cantoras da MPB e principalmente das baianas. Isso porque sua forma de fazer música popular também está distante da doçura dos banquinhos, barquinhos, violões e jangadas. Rebeca é mais cosmopolita e assim trafega com liberdade pela MPB urbana, pode até buscar um repertório visitado frequentemente por outras vozes, mas não o faz de maneira convencional.

                   O álbum abre com "O mar", canção do grupo português Madredeus, aqui bastante etérea, construídas entre distorções e barulhos de água. A parte etérea é uma característica bastante presente no disco, como na versão para "O meu amor", de Chico Buarque e sucesso na voz de Maria Bethânia, que inclui uma introdução incidental à "Insensatez", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, uma das melhores do disco. "Nada será como antes", retirada do indiscutível clássico da MPB, o disco "Clube da esquina", de Milton Nascimento e Lô Borges, ganhou uma interpretação pesada, industrial diria. O repertório de Tom Zé é visitado em "O amor é velho - menina", uma camerata operística que abre espaço para arranjo de violão bem latino. A canção que dá título ao álbum, uma das autorias de Rebeca, funciona como manifesto feminista que carrega um grito contido aguardando explosão distribuída entre ruídos de guitarra. Outros momentos são as trocas da MPB com o Trip Hop, em "De qualquer jeito" e "O Anjo", e o bom uso de silêncios em "Barracão", outra canção cara à MPB.

                      "Tantas coisas" foi produzido por André t., produtor de boa parte das bandas de Salvador/BA no final dos 90's e entrada do novo milênio, e lançado de forma independente, mas conseguiu sair do seu local de origem. Com este Rebeca Matta foi eleita revelação do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). O projeto gráfico, essencialmente em preto e branco, traz todas as letras, extensa ficha técnica e muitas fotos.

                      Quer ouvir? Download aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário