quarta-feira, 13 de agosto de 2014

May East "Tabaporã" (Wop Bop, 1987)


                   Egressa como absurdette da fantástica Gang 90, May East já havia dado um bom ponta pé inicial na sua carreira solo com o disco "Remota batucada" (EMI, 1985), no qual experimentou uma forma brasileira de se fazer new wave, menos sombria e urbana que a experiência com a Gang 90 mostrou, mais próxima da influência nativa e folclórica brasileira, tal como uma música eletrônica orgânica e de pesquisa. 

                    "Tabaporã", o segundo disco, aprimorou o que se esboçava no primeiro registro solo. As experiências de viagens e o contato com as raízes indígenas brasileiras misturada com a música oriental, pop e eletrônica fez com que o disco soasse com uma proposta bastante original. De certa forma, este álbum integrou um momento de redescoberta da música pop no mundo, que ocidentalmente foi nomeada de world music, porém mostrou ao mundo trabalhos poucos conhecidos de países e continentes que não tinham sua produção de música pop reconhecida.
Bizz, edição 25, agosto de 1987

                   O álbum é curto, em menos de meia hora May East apresenta sete temas próprios. A "new wave indígena" já dá as caras logo na primeira canção, "Esferas", "Zarabatana" tem toda a letra composta em guarani. "Bamboo dance" é mais pop, e outras como "Vênus petrificada", "Mar egeu" e "Earth beat" se aproximam da new age. O disco foi produzido pelo tecladista do RPM, Luiz Schiavon, e a participações de Akira S. dividindo a programação eletrônica com a própria May East.

                   Os disco foi lançado e distribuído na Europa pouco depois de ser editado em LP pela Wop Bop, fato que levou May East a se apresentar em palcos do velho mundo e posteriormente a uma mudança definitiva do Brasil. Por aqui "Tabaporã" teve uma repercussão mediana, foi um tanto incompreendido  por apresentar um gênero até então desconhecido por estas bandas, a new age. Curiosamente, o LP foi um dos maiores encalhes do selo Wop Bop, uma nova tiragem erroneamente encomendada fez com que mais de mil unidades do disco ficassem esquecidas em um depósito depois que a Wop Bop fechou as portas. "Tabaporã" foi reeditado em CD em 2000 com outra capa.

                       Quer ouvir? Download aqui!
                       Também disponível no Youtube!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Muitas bandas interessantes. Gostei muito desse da May East. Se der poste os 2 álbuns dos Sex Beatles que não tem em lugar nenhum. Abraço e Keep Rocking !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Feia!/
      Obrigado pela visita e pelo comentário. Sobre o Sex Beatles, eu adoraria postar os dois discos, não faço porque nãos os tenho. O primeiro é super raro, saiu em CD e LP, o segundo é mais fácil, de achar, tem no mercado livre, quando eu comprar posto o disco aqui. Enquanto isso, temos de esperar.
      Abraços!

      Excluir
  2. Que blog bacana, adorei. Sempre quis escutar este LP da May East.

    Uma dica, será que poderia colocar também o disco da "A Gota Suspensa", banda underground paulistana, que depois viraria o METRÔ ?

    ResponderExcluir
  3. Order a professional Sparkling White Smiles Custom Teeth Whitening System online and SAVE BIG!
    * Up to 10 shades whiter in days!
    * Professional Results Guaranteed.
    * As good as your dentist, for a fraction of the cost.
    * Same strength as dentists use.

    ResponderExcluir