terça-feira, 10 de junho de 2014

Tony da Gatorra "Novos pensamentos" (Slag Records, 2006)


            No seu primeiro disco, o gaúcho Tony da Gatorra ousou adaptar outros ritmos à sua criação misto de bateria eletrônica com sintetizador, também conhecida como Gatorra.

              "Novos pensamentos" leva ainda mais à frente ideário hippie e contestador que marca ideologicamente todo o trabalho do senhor Antônio Carlos Correia de Moura. O álbum abre com o cartão de visitas "Meu nome é Tony", canção didática sobre artista e obra, aqui o protesto vai contra a Ordem dos Músicos do Brasil. O disco segue "Dias melhores", quase uma canção sertaneja-caipira sobre uma sociedade brasileira ideal, em vez da viola entra a gatorra no saco do menestrel. A canção título mostra uma produção mais apurada para a crueza do trabalho de Tony, com vocais sussurrados de Lovefoxxx ao fundo e barulhos de crianças chorando e outros ruídos, enquanto a Gatorra marca o ritmo.

                    A letra de "Faça o bem" parece ter sido construída com o uso de frases que sua avó dizia. Por sinal, as letras de Tony, ingênuas até quando agressivas, remetem diretamente à infância do artista, influenciadas pela sua experiência e pela música tradicional gaúcha, exemplo disso é a melancólica "Triste solidão" e "Maravilha do mundo", esta uma exaltação ao sexo feminino.  Em "O teu nome é prometeu" os beats da Gatorra aceleram. A instrumental "Solos da Gatorra" apresenta parte do potencial do instrumento e deviam ter mais músicas assim, muitas vezes a repetição e a falta de melodia deixam a gatorra em segundo plano frente às letras e interpretações. "Assassino" é o hit de "Novos pensamentos".

                   O álbum foi gravado em São Paulo/SP por Eduardo Ramos, proprietário da Slag Records, mixado e masterizado por Missionário José. O projeto gráfico é caprichado, feito em papel reciclado e embalagem do tipo digipack, mas não traz letras, o que no caso de um disco do Tony deveria ser obrigatório. Vale dar destaque para a boa capa e ilustrações feitas à mão por Tony.

                     Quer ouvir? Download aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário