sexta-feira, 2 de maio de 2014

V.A. "Tributoh - Um tributo ao Sebadoh" (Independente, 2014)


                O projeto de um tributo brasileiro a um dos principais nomes do rock alternativo norte-americano surgiu em 2006. Idealizado numa comunidade do Orkut por Leandro F., guitarrista e vocalista do han(s)olo com o aval de Lou Barlow, o projeto ficou engavetado até 2012 quando Mariana Garcia e Matheus Waechter entraram em contato com Leandro e apresentaram a ideia de retomar o projeto. Novas bandas foram adicionadas ao cast, até então curto, e oito anos depois, às vésperas da primeira turnê brasileira do Sebadoh, o tributo chegou ao público.

                   Em "Tributo" 18 bandas nacionais apresentam 19 versões para músicas de vários discos do trio de Massachusetts. Alguns hits foram privilegiados e têm versões de destaque, várias por sinal. O quarteto gaúcho Loomer carrega seu som de guitar para "Beauty on the ride". Parkplatz apresentam um versão acústica para a linda "Not too amused". O Ex-Naive, único nome não-brasileiro da homenagem, extrapolam o limite acústico na belíssima balada "Too pure" com direito a escaleta e falhas no vocal, o que não se trata de um problema, o lo-fi admite isto. Spengler Tenglers não decepcionam na versão acústica para "Willing to wait", mas a música original ajuda bastante, uma das mais bonitas do álbum "Harmacy". O Diverso experimenta fitas invertidas e levada folk em "It's so hard to fall in love".

Contracapa do lançamento virtual
                 Das canções mais barulhentas ninguém supera o trio Zefirina Bomba, pancadaria na cozinha e a viola furiosa de Ilsom em "Can't give up". Perla Siete apresenta uma versão bem similar para a conhecida "Careful". A clássica "Magnet's coil", imortalizada numa versão acústica com Bob Mould e Lou Barlow apresentada no extinto programa 120 Minutes, da MTV dos Estados Unidos, e usada como música de abertura nos shows do Sebadoh, foi escolhida pelos gaúchos do Sunny Grey, por sinal, há muitas bandas do Rio Grande do Sul no tributo. Treli Feli Repi surge noise total em "Temporary dream", eles são bons nisso! Badhoneys encharcam "Dramamine" de ruídos para descambar nos vocais gritados que lembram as bandas do extinto(?) movimento grrrl riot. Medialunas foi a única banda a escolher uma canção do trabalho que marcou a volta do Sebadoh, a boa "Beat" de "Defend yourself". O Single Parents, que abriu a maioria dos shows do Sebadoh no Brasil, escolheu o hit "Skull" e o Han(s)olo pegou outra conhecida, "Rebound", ambas soam próximos aos originais. Das esquisitices, tem o projeto de violão lo-fi Godofredo & Os Porta-Vozes do Além Túmulo, a única "banda" com duas canções no disco, "Soul and fire" e "Renaissence man". "Tributoh" fecha com o post rock pesado do Herod, ex-Herod Layne, para a arrastada "Mind meld" que fecha o sensacional disco "Smash you head on the punk rock", do Sebadoh.
        
            "Tributoh" ganhou apenas lançamento virtual. Pode ser ouvido aqui, ou pode ser baixado no link abaixo.

                  Quer ouvir? Download aqui!

                   Mais informações no site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário