quarta-feira, 5 de março de 2014

V.A. "Rock Baixada" (Mosh Records, 1993)


        "Rock Baixada" é uma coletânea com 6 bandas que tocavam no bar Tutti Frutti Rock Point, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense/RJ. O disco foi idealizado por Reginaldo Ferreira, que tocava no Ocaso, e convidou outras bandas para participar do projeto coletivo. As bandas que aceitaram entraram no projeto com uma música, retirada de demo-tape autoproduzida, e mais parte da "vaquinha" para prensar o disco, por sinal o financiamento do LP recebeu contribuições de Dado Villa-Lobos e o corte foi feito na "brodagem" por Nunes, da EMI  - o que garantiu a boa qualidade do áudio, mesmo se tratando de um álbum de demo tapes sem retoques.

               Todas as bandas são da Baixada Fluminense, com exceção do Wild Sex Machine, que é da Zona Sul do Rio de Janeiro e entrou no disco porque participou da divisão de custos. 
        
                 Em 24 minutos "Rock Baixada" apresenta bandas com trabalho autoral que pode ser dividido entre os que ainda se mantinham influenciados pelos anos 80 - ManifestoOcaso e Degrau 5 -,  e as bandas que já mostravam um pouco do que acontecia e ganharia parte do anos 90 - PoindexterWild Sex Machine e Children Sex. Nesta caso as últimas se saíram melhor, com destaque para o Poindexter, um dos pais de uma cria carioca chamada Rapcore, bem comum em algum momento dos 90's, a única das bandas da coletânea a chegar ao primeiro disco cheio . 

                   Da ala oitentista não dá salvar muita coisa, o Ocaso traz um clima denso bem gótico calcado na cama de teclados e sinos em "Depois, anterior ao fim". O Degrau 5 faz uma choradeira sentimental em "Ao seu redor", esta é bem anos 80 mesmo. O Manifesto soa ingênuo na letra de "Desistência civil", mas mantém uma relação com o desgosto de ser brasileiro depois de 21 anos de Regime Militar, somados ao desmandos de Sarney e da corrupção do Collor.

                 Quer ouvir? Download aqui!

Um comentário:

  1. Não acredito!!!!! esse é o Santo Graal do Underground carioca!!!! serviço de utilidade pública suprema!!!

    ResponderExcluir