quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Os The Darma Lóvers (Barulhinho, 2000)



               Os amantes dos ensinamentos de Buda. Literalmente, é assim podemos traduzir o nome que assume a dupla formada por Yang Zan e Nenung. Os The Darma Lóvers surgiram em 1998, dois anos depois da mudança da dupla de Porto Alegre/RS para o interior, a cidade de Três Coroas, onde se localiza o Chagdud Gonpa Khadro Ling, primeiro templo budista, no formato tradicional dos templos tibetanos, construído no Brasil.

Fotos de Ado Henrichs (retirado da revista Bizz, ed.190 maio de 2001
   

   Dedicados ao budismo e as ensinamentos do monge Chagdud Tulku Rinpoche logo a dupla começou a transformar em música todo o aprendizado e a filosofia vivenciados no mosteiro. Nenung já vinha com experiência de fazer rock'n'roll com sua banda A Barata Oriental, Yang Zan até então não havia se envolvido com música, mas com Nenung completou muito bem a dupla a ponto de as canções, todas cantadas em duas vozes, soarem como um uníssono, Yang Zan também assume ao vivo a parte "percussiva" do duo. Nenung comanda a melodia num violão de poucos acordes, a herança "punk" que também pode ser responsável pela excelente recepção do seu primeiro trabalho.



             O disco sem título traz 14 canções compostas por Nenung, incluindo uma versão para "Fly away", de Lenny Kravitz, batizada de "Ir além". Todo acústico, o álbum é cheio de bons momentos e as letras chamam a atenção, até mesmo aquelas que dizem mais especificamente sobre budismo, como "Três Coroas". "Diamante" traz uma letra carregada sobre a vida pré-budismo e faz um convite ao ouvinte, ainda assim não o álbum chega a assumir tendência de convencimento ou conversão. "Seres estranhos" e "Peixes" versam sobre o mesmo tema, o ser humanos e suas batalhas internas e com o mundo. Dois clássicos do disco de capa branca.  

            Lançado pelo selo Barulhinho, de Porto Alegre/RS, e produzido por Frank Jorge, o disco teve boa repercussão na mídia e no público, além de resenhas elogiosas e um bom número de fãs recém conquistados, a dupla tocou em muitas capitais e logo tornou-se um nome conhecido dentro e fora do cenário underground.

                Quer ouvir? Download aqui!

4 comentários: