quinta-feira, 5 de setembro de 2013

V.A. "Marcação Cerrada" (Jethro songs, 1998)


              "Marcação cerrada" não é exatamente uma coletânea, como informa a palavra abaixo do título, e sim um split dividido entre três bandas curitibanas: Zigurate, Estigma e Ovos Presley. Não, também não é um split, e sim uma reunião de demotapes das bandas envolvidas.

Bizz, edição 159, outubro de 1998
            Cada banda entrou com seis canções retiradas de registros anteriores lançados em fitas cassete. O disco abre com o som darkwave do Zigurate e começa como primeiro "hit" da banda, "Pedra", segue com outras boas canções sombrias como "E pra você também" e "Becos", com destaque para a bela voz de Patrícia Bauducco. Das três demo tapes presentes na coletânea, o trabalho do Zigurate é o mais bem produzido.

               A segunda banda é o Estigma, quarteto que misturava rap e hardcore, não fugia muito do que já havia sido feito por outras bandas brasileiras de rap-core. O disco fecha com a demotape de uma instituição do punk'a'billy nacional, o quarteto Ovos Presley que já chega disparando um verdadeiro clássico do psycho brasileiro, "Cadilac podreira", canção presente no repertório da banda até os dias de hoje. Notadamente é a melhor banda do disco, valem ouvir outras boas como "Defuntos também sabem dançar", "Filho de Elvis" e "Voodoo".

            Das três bandas apenas o Estigma não chegou a gravar um disco cheio. "Marcação Cerrada" foi o primeiro lançamento do selo cooperativo Jethro Songs, uma união de bandas com a intenção de por discos no mercado curitibano e brasileiro. Pelo selo foram lançados quase vinte álbuns, a grande maioria apenas de repercussão local. O projeto gráfico é simples e tem poucas informações além de ficha técnica das gravações e agradecimentos, a capa reproduz as imagens das fitas demos das bandas.

              Quer ouvir? Download aqui!

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. E ai Renazodre, Tambem consegui, Tenho o cd original, mas a midia já era. Aproveitar mandar um abraço pro Andre Ramos da banda Estigma. E em super agradecimento a voce que postou este arquivo. Grato

    ResponderExcluir