segunda-feira, 30 de setembro de 2013

V.A. "Ipanema FM - As 15 mais" (Antídoto, 1998)


          Se existe rock gaúcho, esta criatura de canto arrastado, linguagem particular e várias identidades, a culpa é da Ipanema FM. A rádio inaugurada em 1983 se orgulha de ter lançado praticamente todas as bandas gaúchas, tornou-se referência nacional em programação de qualidade voltada ao público jovem. A rádio tem uma forte concorrente, a Atlântida FM, mas o rock mesmo está na Ipanema.

Para comemorar os 15 anos de atividade da rádio, em 1998 foi lançado a coletânea "As 15 mais" que reúne uma parte considerável de bandas do rock gaúcho, todas conhecidas na frequência 94,9 FM. A seleção privilegiou os verdadeiros hits da rádio, apenas duas são músicas gravadas especialmente para a coletânea, Zé do Bêlo com o sambão chinelagem "Samba enredo" e J.J. CO com "Mogadon". As demais incluem clássicos como "Bebendo vinho" de Wander Wildner, "Miss Lexotan 6 mg garota" de Júpiter Maçã, "Sob um céu de blues" do Cascavelletes, "Rock Star" do Replicantes. 
Publicidade Ipanema FM (Revista Outracoisa, Ed.16, 2006)

       Outras são menos conhecidas nacionalmente, mas fazem parte da história do rock gaúcho dos anos 90: Ultramen com "Bico de luz", Tequila Baby com "Sexo, algemas e cinta-liga", Acústicos & Valvulados com "A 100 por hora" e a parceria do eterno crooner Julio Reny com o rapper Piá em "Jovem cowboy" gravada com o Cowboys Espirituais. 

           A seleção traz outros nomes fundamentais do rock dos pampas como TNT, Garotos da Rua, Colarinhos Caóticos e a pior música já gravada pela Graforréia Xilarmônica, "Sei que cê tá lôca".

         A produção e coordenação do projeto ficou é da lenda do rock gaúcho Egisto Dal Santo, talvez isso explique a presença de Zé do Bêlo e J.J. Co, bandas pertencentes ao seu selo Purnada Y Pranada. "As 15 mais" foi lançado pelo selo Antídoto e teve uma boa repercussão, foi bastante promovido na rádio. O projeto gráfico traz a ficha técnica das gravações e pequenas fotos de arquivo das bandas, além de um texto homenagem à Ipanema FM escrito pela diretora de programação Katia Suman.

          Quer ouvir? Download aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário