domingo, 29 de setembro de 2013

Cold Beans "Fighting together" (sHort Records, 1995)


             Em 1995 o quinteto paulistano Cold Beans aprontou aquele que seria conhecido como o primeiro CD de hardcore lançado no Brasil. Obviamente, no Brasil já haviam sido feitos alguns discos de hardcore, mas "fighting together" foi o primeiro disco do gênero a ganhar a mídia digital, então cada vez mais popular, ainda que nem tanto dentre as produções independentes.

Revista RockPress, edição 01, 1995
          O álbum é um EP, um disco curto com 5 canções em 11 minutos, o som é hardcore melódico, algo bastante comum nas bandas daquela época dos 90's. A ideia inicial era a de registrar o primeiro trabalho em fita cassete, daquelas bem produzidas confeccionadas em fábrica, quando Fernando Steler e Fabiano Mutz (respectivamente guitarra e baixo do Cold Beans) saíram para fazer o orçamento descobriram que a diferença de valores entre uma fita "mais profissa" e um CD era pequena, e preferiram lançar o disco em CD. O momento também ficou marcado, pois ali também surgiu a sHort Records.

          "Fighting together" tem como ponto alto a boa execução das canções, mas perde no vocal inexpressivo de Cesar Campanez, um destaque fica para a canção que fecha o álbum "Other ways". A parte gráfica é o melhor do disco, fartamente ilustrada por José Luís G.L., um trabalho muito caprichado.

        O disco teve excelente repercussão, principalmente nos fanzines que saudaram a novidade. O jornalista e fanzineiro "dazantiga" Marcelo Viegas, que ajudou na divulgação e distribuição do álbum e que nos anos seguintes assumiria a sHort Records, disse um pouco mais sobre a repercussão que "Fighting together" recebeu na época e suas impressões sobre o álbum:
"Já pensei muito sobre isso e tenho um sentimento dividido em relação à este disco. Se por um lado concordo que é um disco musicalmente fraco, com gravação muito estridente e poucos sons, por outro lado ele foi um "divisor de águas". Então, ele cumpriu o seu papel muito bem, mesmo que eu não queira nunca mais ouvi-lo, reconheço a importância do "Fighting together" para a cena. É um bom exemplo de iniciativa DIY (Do It Yourself), ainda que musicalmente não seja exemplo de muita coisa"      Marcelo Viegas
              Quer ouvir? Download aqui!

2 comentários:

  1. as vezes custo acreditar que vive essa época!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brutal420!
      às vezes eu custo a acreditar que já faz tanto tempo assim, eu estava lá, era um adolescente catando fanzine e escrevendo para todo mundo. Velhos tempos, nem tão saudosos, pois a melhor parte veio depois. hehehehe

      Excluir