sábado, 17 de agosto de 2013

Kongo "Kongo ataca outra vez!!!" (Manguaça Beat Records, 2000)


            O combo carioca Kongo foi a primeira banda brasileira  assumidamente de ska. Formada na primeira metade da década de 80 a banda conseguiu na época bons resultados com uma fita demo, produzida por Bi Ribeiro, que parou na programação da rádio Fluminense FM e levou os, então cinco rapazes e uma garota, ao contrato com a EMI-Odeon. Pela gravadora lançaram um único disco, um mini-LP que deixou o sub-hit do rock brasileiro "Biquini defunto", canção que ganhou um dos vídeo clipes mais divertidos da década de 80.

              Logo após o quase sucesso e com o contrato rompido o Kongo encerrou atividades para retornar dez anos depois, já no final da década de 90, com o segundo disco, "Kongo ataca outra vez!!!"

          Da formação original, permaneceram os três irmãos Edinho, Nelson e  Nilton Cerqueira, e o percussionista Luluci, entraram na nova formação dois Big Trep, o fundador e baixista Eduardo Garcia e o baterista Robson. O Kongo e o segundo disco ainda seguem o ritmo jamaicano que fez sucesso mundo afora quando adotado por bandas inglesas entre o final dos 70's e primeiros anos dos 80's. 

         "Kongo ataca outra vez!!!" traz 10 canções em pouco mais de meia hora, quase todas inéditas, com exceção da nova versão para "Bikini defunto" e para a gravação de "Murder", do Selecter, canção que frequenta o repertório do Kongo desde seus primeiros dias de vida. A banda mostra que os anos de inatividade não interromperam a criatividade e capacidade de criar boas canções, pelo contrário, "Gema bruta", "Solução" e "Rudie" são de riscar o salão. Em "Sincopada" o sexteto presta homenagem ao ritmo ao qual dedicam a existência do Kongo.
Bizz, edição 176, março de 2000

           Lançado por conta própria pelo selo Manguaça Beat Records, é um trabalho bastante caprichado e bem produzido, tanto sonora quanto visualmente. O projeto gráfico traz uma bela capa e encarte com fotos do sexteto, letras e ficha técnica. Infelizmente o álbum teve repercussão restrita ao Rio de Janeiro, por onde a banda fez muitos shows, e aos fãs de ska.

             Quer ouvir? Download aqui!

4 comentários:

  1. Visite nossa página !!!
    Talvez vc goste !!!!!!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Visite nossa página !!!
    Talvez vc goste !!!!!!
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo
    você pode subir novamente disco, o link morreu

    saudaçoes do Mexico

    ResponderExcluir