terça-feira, 6 de agosto de 2013

Câmbio Negro "Diário de um feto" (Discovery, 1995)


          A capital do Brasil não é Brasília. E sim Ceilândia. A cidade satélite com altos índices de miséria e violência representa o Brasil: a margem do poder, com história construída a partir dos feitos de chefes de Estado e nomes influentes, sem oportunidades e ouvidos. Foi em Ceilândia que surgiu o quinteto Câmbio Negro e "Diário de um feto" é o seu segundo disco. A banda formada em 1990 lançou em 1993 o disco "Sub-raça" e chamou atenção do público e mídia com letras politizadas e mostrou um Rap feito com banda e Dj's.

       "Diário de um feto" traz 10 músicas próprias, todas as letras foram compostas pelo vocalista X, e lançam farpas para todo lado. "Os escroques" fala sobre produtores inescrupulosos, proprietários de rádios mercenários, empresários, donos de selos e rappers que não valorizam seu trabalho e são explorados por produtores interesseiros. "Ceilândia" é uma declaração de amor a quebrada do Câmbio Negro. "A profecia" poderia ser um Rap cristão. "Diário de um feto", uma das melhores, narra uma história de miséria e derrota familiar contata a partir da perspectiva de um feto prestes a ser abortado. A banda responde bem às letras e algumas músicas ganham muito com as guitarras distorcidas, wah-wahs, baixos cheios de grooves e cozinha firme, como em "Boicote" e no funk "Introdução". "A volta" tem samples de Thaíde & Dj Hum..

      O álbum lançado em CD e LP pelo selo e loja de discos de Brasilia Discovery teve excelente repercussão, alcançou a marca de 2 mil cópias vendidas em menos de um mês. O projeto gráfico em preto e branco é caprichado com arte de capa ilustrada por Mario César, na qual se vê o quinteto; e contra capa a cargo de Kid Ventania com cenas desenhadas do Hip Hop do cerrado: breakers, skatistas e imagens de Brasília. O encarte é fartamente ilustrado e traz todas as letras.

          Quer ouvir? Download aqui!

5 comentários:

  1. puta que pariu, eu tinha original, emprestei e vc tá ligado né? miou = ( PORRA EU NÃ OACREDITO QUE VC POSTOU ISSO, VC É FODA!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Coffee!
      Emprestar disco é fodamm já perdi alguns assim, oo que eu mais sinto falta é o primeiro do Jupiter Maçã. Dá uma raiva só de lembrar que emprestei e nunca mais vou ver este disco. Agora também não empresto mais nada. hehehe
      Abração!

      Excluir
    2. hahahhahaha pd crer, mano! Viu, queria te convidar a participar do emu programa na radio ponto alternativo. se chama "meus amigos bebem muito cafe" http://coffeealot.blogspot.com.br/2013/07/podcast-meus-amigos-bebem-muito-cafe-na.html , é só vc gravar uma vinhetinha, pode ser ate por celular, se apresentando, dando um salve pra galera e pedindo seu som. qqr coisa, me manda no e-mail xcafeinadox@hotmail.com. Valeu cara, grande abraço.

      Excluir
    3. Coffee!
      Vou fazer sim, se sé tão simples. Te mando até o fim de semana. Obrigado pelo convite. abração!

      Excluir