domingo, 14 de julho de 2013

Toni Platão "Calígula Freejack" (Rockit!, 2000)


          "Calígula Freejack" é o segundo disco solo do ex-vocalista do Hojerizah Toni Platão. Um álbum cheio de participações especiais e de músicos conhecidos do rock brasileiro. 

          Musicalmente não se prende a nenhum estilo e se mantém informado sobre tendências de produção que envolvem música eletrônica e orgânica. Isto explica a fluência de samplers e citações incidentais que vão de Robert Mitchum ao New Order, de Nick Drake ao Curtis Mayfield.

        Também há participações de outras mãos, desta vez nas composições, autores que  começavam a ser descobertos por outros intérpretes, tais como Fred Zero Quatro, Kassin e  Frank Jorge, estão entre os letristas de bons momentos do disco.

           "Calígula Freejack" abre com a faixa título, parceria entre Toni, Fausto Fawcett e Dado Villa-Lobos, com direito à incidental "Venus" do Shocking Blue. "A bola do jogo" foi pinçada do excelente "Samba Esquema Noise do mundo livre sa e recebeu uma boa versão. A mesma sorte não teve "Canto de Ossanha", de Baden Powell e Vinícius de Moraes, aqui com um arranjo trip hop.
Bizz, edição 180, julho de 2000

         "Vejo você e mais nada", de Frank Jorge, e "Proteção", de Humberto Effe e Dé, poderiam ganham as FMs, se estas não fossem tao viciadas em esquemas fáceis de programação corruptível. O repertório do Hojerizah é revisitado na nova versão para "Dentes da frente". "Tudo que vai", que ficou conhecida após ser incluída no "Acústico MTV" do Capital Inicial, mantém seu arranjo de balada, momentos mais 'calmos' do disco. "Calígula Freejack" se encerra com "Carne e osso" regravação do Picassos Falsos.  

            O álbum produzido e lançado pelo selo de Dado Villa-Lobos, a Rockit!. O projeto gráfico é simples, mas bastante completo, traz letras, ficha técnica e muitas fotos. "Calígula Freejack" teve uma repercussão mediana. O potencial radiofônico do álbum não foi explorado e as boas canções chegaram aos ouvidos de poucos.

                 Quer ouvir? Download aqui!

3 comentários:

  1. não está mais disponível... Tem como postar novamente? grato atmedemedeiros@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Como dito pelo outro amigo, poderia postar de novo?

    ResponderExcluir
  3. já cacei pelos quatro cantos, não acho a discografia dele na internet...

    ResponderExcluir