segunda-feira, 29 de julho de 2013

Boca Livre (Boca Livre Produções e Gravações Ltda, 1979)


          O quarteto vocal carioca Boca Livre foi um dos grupos entusiasmados com a iniciativa de produção de discos independentes desenvolvida por Antonio Adolfo no disco "Feito em casa" (Artezanal, 1977).

          O primeiro LP do Boca Livre leva como título o nome do grupo e foi lançado pelo selo recém criado para dar suporte ao trabalho, o Boca Livre Produções e Gravações Ltda. O disco teve grande repercussão nacional vide o sucesso da canção "Toada", em pouco tempo a tiragem inicial de 1 mil cópias se esgotou e deu origem a uma nova remessa de 5 mil LPs, depois mais 10 mil. Ao todo o disco teve 80 mil exemplares comercializados.

          As vendas inicialmente aconteciam nas apresentações. Para divulgar disco e chamar a atenção para os shows no Teatro Vanucci, na capital fluminense, o Boca Livre preparou um avião de papelão no qual se lia a data e o horário do evento. O grupo também teve a oportunidade de participar da caravana do Projeto Pixinguinha, em 1979, fato que garantiu a distribuição de mais discos.

         O número expressivo de cópias vendidas deste primeiro álbum tem um fator determinante: um contrato de distribuição com o selo Gravadora Eldorado, de São Paulo. Toninho Vincenzo e Cesare Benvenuti eram os responsáveis pela distribuição dos discos da Eldorado, mas a gravadora paulistana não lançou muitos discos no final dos anos 70, e assim surgiu a oportunidade de oferecer o serviço de distribuição para outros discos independentes.

            O primeiro contrato com o Boca Livre deixou os "distribuidores" animados com o resultado e Cesare Benvenuti decidiu montar sua própria distribuidora, chamada de Distribuidora Independentes. O contrato de distribuição do Boca Livre passou da Eldorado para a nova empresa. Em 1980 o Boca Livre lançou um segundo disco, chamado "Bicicleta", na contra capa do LP uma frase estampava a satisfação de manter o mesmo modo de produção, lia-se: "Este é mais um disco independente". O segundo álbum, "Bicicleta" de 1980, seguiu o mesmo, contudo vendeu menos do que o primeiro disco auto intitulado. Foi o último disco do Boca Livre lançado por conta própria.

                  Quer ouvir? Download aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário