domingo, 9 de junho de 2013

V.A. "Cidade Maravilhosa?" (Crepúsculo Records, 1997)


  Um compacto com 4 bandas, 12 músicas, três para cada, em 18 minutos, cabe? Sim, e aqui está o Split em quatro mãos “Cidade Maravilhosa” que capturou as bandas punks cariocas Protesto Suburbano, Atentado Violento, M.P.O. e Sub Atitude. Um disco que registra um cenário punk pouco conhecido nacionalmente e que aqui traz bandas em sua fase inicial.

 O som é punk rock e hardcore rápido com letras que falam de violência e outros temas sociais urbanos, as músicas são curtas e mal passam do primeiro minuto. Os destaques ficam para o peso crust/grind do Atentado Violento e para as boas letras do Protesto Suburbano.  

 O projeto gráfico é todo feito à mão em preto e branco, numa característica bem própria da arte punk nacional. Traz ilustrações, letras, contatos e ficha técnica. “Cidade Maravilhosa?” teve uma repercussão razoável, afinal este tipo de produção não alcança as mídias especializadas, que acabam até mesmo ignorando discos independentes de bandas punks recém criadas. Das quatro bandas deste disco, apenas o Protesto Suburbano deu continuidade e lançou discos posteriormente.


          Quer ouvir? Download aqui!

4 comentários:

  1. Cara, fui num dos lançamentos de ep aqui no rio, no extinto bar da rosa em deodoro. o rio de janeiro não pariu nenhuma banda representativa musicalmente no meio punk, mas vale o registro. tenho esse disquinho na discoteca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Brutal420!
      As bandas punks do Rio não receberam tanta atenção, figo as de punk protesto, acho até que ficaram na sombra daquele cenário underground maravilhoso dos anos 90. Ainda assim tem várias que eu gosto como o Protesto Suburbano e Pacto Social. Logo postarei mais uma coletânea de bandas punk/hc do Rio, "Dos becos das favelas do terceiro mundo". Valeu Brutal420!

      Excluir
  2. Broder;
    na real eu acho o punk carioca num geral inócuo, apesar das trocas simbólicas e suas redes...
    Já o Protesto Suburbano é da cidade de Macaé e com certeza tem uma trajetória de respeito.
    Da época citada eu destacaria, Guerrilha Suburbana, Regime Obrigatório, I.M.L., Kaos Urbano, V.N.s..
    obrigado e viva o rock.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brutal420!
      É, o punk/hc do Rio se comparado à outros estados é inócuo mesmo. Das tuas bandas citadas conheço poucos nomes, outros não tinha ouvido falar, como Regime Obrigatório e IML. Logo sai aquela coletânea de mais bandas punk/hc. E ainda tem "Rock Baixada" que eu tô me enrolando para postar. Valeu! Abraços!

      Excluir