terça-feira, 7 de maio de 2013

Rica Amabis "Sambadelic" (YBrazil?, 1999)



          O disco que inaugurou o produtivo selo paulistano YBrazil?, também conhecido como YB Music, também é o primeiro registro solo do produtor Rica  Amabis. Até então não era muito comum ter discos de produtores no mercado, algo que nos Estados Unidos, por exemplo, não causa estranhamento. Atualmente já nos acostumamos com o trabalho próprio de profissionais que estão mais acostumados a conduzir discos dos outros.

        Rica Amabis se escudou de uma grande quantidade de parceiros de produção, tais como Tejo Damasceno, Maurício Tagliari, Jorge Espírito Santo, Black Alien e Speed, dentre outros, e mais intérpretes e músicos: Paula Lima, Andrea Marquee, Céu, Guga Stroeter e integrantes da Nação Zumbi são alguns nomes convidados.

        "Sambadelic" tem 11 canções que fazem um amálgama, uma fusão, de música brasileira com programações eletrônicas e outros ritmos, como o baião, na versão de "Vozes da seca" (Luiz Gonzaga/Zé Dantas); e samba, nas interpretações de "Mulata Assanhada" (Ataulfo Alves), com voz de Andrea  Marquee, e na belezura de "Falsa baiana" (Geraldo Pereira), voz de Céu. O samba é o forte do disco, tanto que entre as canções há samples de definições do samba nas vozes de Oswaldo Sargentelli, Paulo Vanzolini, Fred 04 e Tobias da Vai-Vai. A linda voz de Paula Lima embala a boa versão para "Marcio Leonardo e Telmo", de Tim Maia.

        O álbum tem projeto gráfico simples e caprichado, com destaque para a bela foto na capa, que retrata uma partida de futebol de adolescentes de unidade de sócio educação. O encarte traz longa ficha técnica dos participantes. O disco teve uma boa repercussão na mídia especializada, mas nenhuma apresentação ao vivo, vide a característica do projeto de experimentos em estúdio. "Sambadelic" fortaleceu as produções do drum'n'bass nacional, a cara mais brasileira da produção de DJs que ganhou bastante notoriedade na segunda metade dos anos 90. Um trabalho bem brasileiro (e paulista). 

           Quer ouvir? Download aqui!

3 comentários:

  1. um trabalho bem brasileiro sim, mas paulista?? como paulista se as referencias do disco é de todo o Brasil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem sabe uma visão musical do Brasil a partir dos olhos de um paulista? Preciso ouvir esse disco de novo e fazer algumas correções. Obrigado por me apontar as incoerências! Abraços

      Excluir
  2. There's shocking news in the sports betting industry.

    It's been said that every bettor needs to see this,

    Watch this now or stop betting on sports...

    Sports Cash System - Automated Sports Betting Software.

    ResponderExcluir