quarta-feira, 22 de maio de 2013

Os Catalépticos "Morto Ao Vivo - Grande Garagem que Grava" (GGG, 2005)



Bizz, edição 200, abril de 2006
            Possivelmente a banda de psychobilly brasileira mais conhecida no mundo é o trio curitibano Os Catalépticos. Formado na capital paranaense em 1996 por Vladimir Urban (guitarra e vocal), Coxinha - aka Mutant Cox (bateria e vocal) - e Gus Tomb (baixo), o trio conseguiu muitos feitos com seu som psycho brutal e a excelente performance ao vivo, sem deixar nada a dever aos grandes nomes de psychobilly mundial, indo além, pois adicionavam peso e velocidade numa formação bastante econômica.

            O registro ao vivo no projeto Grande Garagem que Grava, em 1º de abril de 2005, foi o último disco d'Os Catalépticos, quase um bootleg para os fãs do estilo, pois a banda deixou apenas dois discos oficiais, somados de mais dois EPs, que completam a curta discografia do trio. "Morto ao Vivo" é rápido, tem 6 canções em apenas 14 minutos, privilegia somente a fase final da banda, não traz músicas do primeiro disco, "Little Bits of Insanity", de 2000. Contudo não deixa nada a perder, com exceção do hino "Psychobilly is all around", aqui esquecido. Quem gosta não vai se decepcionar, "Hot rod funeral", "You must die" e "Psychopath fever", esta que dá nome ao EP lançado num raro picture 7" e em CD acrescido de bônus não menos raros, garantem uma diversão tão mórbida quanto alcoólica!

             "Morto ao Vivo" foi gravado e lançado no projeto Grande Garagem que Grava, que tinha a característica de levar bandas para tocar e lançar o registro da apresentação, comercializada logo após o final dos shows, algo no mínimo surpreendente e que gerou mais de 20 discos de bandas curitibanas cujas cópias voavam. Atualmente registros como este d'Os Catalépticos são raros. Se Curitiba é reconhecida hoje como a capital brasileira do psychobilly e a principal cidade da América Latina com festivais dedicados ao estilo, 53% é por culpa d'Os Catalépticos, o restante ficam para os não menos importantes Os Cervejas, Missionários, Krappulas e Ovos Presley. Wrrrreeeeckkk!

            Quer ouvir? Download aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário