domingo, 21 de abril de 2013

Yellowfante "Greatest Hits 2" (Cogumelo, 1994)


            Yellowfante é um trio de Belo Horizonte que deixou um único registro, o "Greatest Hits 2". Como o próprio título aponta, trata-se de um trabalho irreverente nas músicas e letras. Mas, o resultado é pífio. é muito ruim escrever um texto e se amparar numa comparação, aqui isso é inevitável, a referência ao trabalho do Pato Fu torna-se inevitável. Digo o Pato Fu do disco "Rotomusic de Liquidificapum", e mais precisamente do "Tem mas acabou", afinal, tanto este "Greatest Hits 2" como o terceiro disco do Pato Fu são mal resolvidos. Por sinal, a referência não surge à toa, foi John Ulhoa o produtor do trabalho.

Bizz, edição 117

        Das 14 canções pouco podemos tirar de positivo, as tentativas de fazer piada não funcionam, e mesmo as músicas descompromissadas com citações incidentais não dão bom resultado, pelo menos o disco é curto, em 33 minutos tudo acaba. E melhor canção, "Spaceballs, the ballad", foi aproveitada pelo Pato Fu no disco Televisão de cachorro". Das pavorosas: a versão para "Do you wanna dance", a sem graça "Tão só" e piada tipo Praça É Nossa de "A história da baleia", esta quase um pedido de ejeção do disco.

            Agora, se é para falar mal de um disco, porque escrever? Um disco pode ser ruim e estar no Disco Furado, naquela condição de que a banda é boa, ou se trata de um trabalho experimental, ou 'do começo', ou raro. Não é o caso de "Greatest Hits 2" que não entra em nenhuma das especifidades de trabalhos pouco recomendáveis. Eles só está aqui por que é ruim demais. 


Revista General, edição 09
              Mais que isso, o disco foi lançado pela Cogumelo, um selo especializado em bandas de metal extremo, mas que na primeira metade dos anos 90 lançou trabalhos pouco convencionais no catálogo, os chamados "Alienígenas da Cogumelo", que deram bons discos como o primeiro do Pato Fu, o "Kinzobullshitbackinfulleffect'92" do DeFalla, e mais trabalhos do Gothic Vox, Chemako, Baratas Tontas, a coletânea "Flying music 4 flying people", dentre outros. Pela promoção mostrada na foto ao lado dá para perceber que o disco do Yellowfante encalhou, e, com o perdão do trocadilho, foi um elefante branco no catálogo do respeitado selo mineiro.

             Quer ouvir o disco por sua conta e risco? Download aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário