sexta-feira, 12 de abril de 2013

PB "Songbook Vol. 1" (Inker, 2003)




               O quinteto paulistano PB foi formado em 1991 e desde então lançou muito material que ficou reunido em fitas demo e EPs, até chegar a "Songbook vol. 1" material que compila boa parte da produção registrada anteriormente, mas também traz canções inéditas.
             A sonoridade do PB segue o caminho aberto pelas bandas do rock nacional dos anos 80. As letras em português trazem à mente compositores importantes da década de ouro do BRock (será que é permitido usar a expressão sem autorização do Arthur Dapieve?!)  como Renato Russo e Cadão Volpato, mas a banda segue outros rumos e volta meia surgem reminiscências de momentos mais pop do REM, Teenage Fanclub, Pixies e outros.
Bizz, edição 169, Agosto de 1999

        "Songbook Vol.1" traz 12 músicas em 51 minutos, e é cheio de baladas pop que poderiam tocar no rádio, tal como "Ana solidão" e "Gasofúria". Os arranjos bem elaborados também mostram o cuidado com a banda em soar acessível, mas com conteúdo. Há momentos com influência country'a'billy, muito pelo som da gaita de boca tocada pelo vocalista Piu, como em "Luz" e "Trágica-Boogie"

            O álbum produzido pelo jornalista José Flávio Junior e lançado pelo selo Inker teve uma repercussão mediana e não alçou o PB a vôos maiores. O projeto gráfico cheio de informações, letras, agradecimentos e ficha técnica, é eficiente, mas bastante poluído, a capa é uma das piores do rock nacional e não condiz ao conteúdo do disco.

             Quer ouvir? Download aqui!

Um comentário: