sexta-feira, 19 de abril de 2013

Os Cascavelletes (EP) (Independente, 1988)


Bizz, edição 19
           O quarteto formado em Porto Alegre em 1986 por Nei Van Sória e Flávio Basso, egressos do TNT, teve uma curta duração, apenas 5 anos, mas o suficiente para cravar o nome do Cascavelletes na história doo rock nacional, e do rock gaúcho. Se existe realmente este tal de rock gaúcho, a fórmula está aqui: letras irônicas e debochadas, com boa dose de sexo e sacanagem, sonoridade de referências sixties, do rock inglês e da jovem guarda. Além de Nei e Flávio, completam a banda o baterista Alexandre Barea e o baixista Frank Jorge.

          Nos cinco anos de vida deixaram três registros, uma rara fita k7 lançada pelo selo Vórtex em 1987, que traz o clássico "O dotadão deve morrer", o EP independente que ilustra esta postagem, e o primeiro álbum, "Rock'a'ula",, lançado pela EMI, em 1989.

             O EP traz apenas 6 canções, suficientes para transformar o álbum no melhor disco de rock brasileiro de todos os tempos. Não há exagero e se o disco tivesse apenas o lado A, ainda assim levaria fácil o posto de discoteca básica.

Bizz, edição 58
       Cada lado traz 3 canções, no lado A tem "Carro roubado", "Morte por tesão" e "Menstruada". Três hits imperdíveis, "Menstruada" rendeu um processo à rádio Ipanema FM, pois a canção havia sido censurada nas rádios de Porto Alegre; O Cascavelletes sofreu outras censuras, como no verso 'punhetinha de verão' do hit "Nega bom bom", que entrou na trilha sonora da novela Top Model, mas que era sabotado nos playbacks que a banda fazia nos programas de TV para promover o álbum. No Labo B tem o punk'a'billy "Ugagogobabagô", "Jessica Rose", a única que foi aproveitava para o disco "Rock'a'ula" e a linda balada "Estou amando uma mulher". Um disco perfeito.

          O disco surgiu a partir da ideia comercial de um lojista, que cansado de receber pedidos de clientes em busca do disco inexistente do Cascavelletes, entrou em contato com a banda que topou em registrar as 6 músicas. O resultado foi bom para todo mundo e o disco vendeu muito na capital e interior do Rio Grande do Sul.

                Quer ouvir? Download aqui!

Um comentário:

  1. Grande disco, vejo os Cascavelletes como uma das principais bandas do nosso pais. dela sairam excelentes músicos, como o grande Flávio Basso conhecido hoje como Júpiter maçã e Frank Jorge que deu horigem a banda Graforréia Xilarmônica e Nei Van Soria, sem contar as inúmeras cabeças de jovens que eles vieram a influenciar.

    ResponderExcluir