quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Jica Y Turcão “Música de relaxo” (Carambola Discos, 2003)


           “Música de relaxo” é o primeiro disco da dupla Jica Y Turcão, o primeiro da dupla, afinal, lá se vão mais de três décadas de parceria e amizade musical desde a primeira metade da década de 70, com o Tarancón, grupo paulistano especializado em música de pesquisa sobre folclore latino-americano e ritmos andinos, brasileiros, caribenhos e africanos, lançou seu primeiro disco, o independente "Gracias a la vida" em 1976.  
         
           Como o subtítulo do álbum indica, trata-se de um disco de música afro-caribenha-latino-caipira-brasileira, algo que facilmente seria encaixado num rótulo de world music, se este rótulo não fosse tão reducionista com as particularidades das produções de referências culturais próprias e seus amálgamas com as demais características musicais latinas, africanas e brasileiras. Um trabalho bastante delicado, cheio de participações especiais diretas, e indiretas. Quase todas são autorias da própria dupla, há também adaptações do folclore baiano, “Tororó”, folclore mexicano, “La Cucaracha”, com direito à incidental “2001”, do Mutantes.

         Também é um disco bem humorado, como no rock “Pontinhos”, “Francesco Minero” - versão em italiano para “Chico Mineiro” -, e nas marchinhas carnavalescas com imigrantes como tema, a sírio-libanesa-bloco-de-rua “Buxa o cordão”, mais “Melô do portuga”, “Japa” e a alemã “Ai de mim”.

         Lançado numa pequena tiragem pelo selo Carambola Discos, o álbum recebeu distribuição pela Tratore. O projeto gráfico é bastante completo traz fotos, todas as letras, ficha técnica e uma divertida história em quadrinhos, autoria de Alê e Rodrigo, na qual a dupla aparece como super-heróis salvando a humanidade da temível bossa-nova.


             
             Quer ouvir? Download aqui!

5 comentários:

  1. marcelo, passo aqui pra dizer que, apesar de não cometar muito, estou sempre ligado no seu blog. um abração, my brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh André! Meu caro! Obrigado pelas visitas de sempre e pelo apoio! Felicidades e vida longa aos nossos blogs. Abraços!

      Excluir
  2. Olá!
    Descobri Jica Y Turcão eu um programa que vi no último sábado (não lembro o nome do programa, muito menos o canal, enfim.. acontece rsrs). Achei interessante, cômico e gostoso o trabalho deles.
    pesquisando pela internet, achei o seu o blog e gostei bastante da matéria. Inclusive, obrigada por disponibilizar o link do download, eu já tava tribulada aqui sem saber onde conseguir o álbum.
    Uma pena que a tiragem tenha sido pequena, também adorei os quadrinhos!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana!
      Que comentário bom! Obrigado pela visita. Jica Y Turcão é demais, acho muito bom e divertido.
      abraços!

      Excluir
  3. olá. como faço para comprar o disco? orguinha@gmail.com - abraços. obrigada.

    ResponderExcluir