sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Periferia SxAx (Red Star Recordings, 2005)




         Periferia S.A., é a banda formada pelos fundadores do Ratos de Porão, Jão (vocal de guitarra), Jabá (baixo) e Betinho (bateria), no começo da década de 80 na Vila Piauí, subúrbio da capital paulista. A banda se formou nos intervalos de atividadades do Ratos de Porão e antes de chegar ao nome de Periferia S.A.

As letras são muito boas e a interpretação de Jão não deixa nada a desejar, das 18 canções, 4 foram escritas para o Ratos de Porão original de 1982 (“Devemos protestar”, “Não sei”, “Destruição” e “Somos vítimas”), outras duas são regravações de The Zeros  e (“Reality” Chron Gen). As demais 12 canções são inéditas, amaioria das letras foram escritas por Jão, e as músicas pelo trio. Os destaques ficam para “Tinguá”, para quem gosta de encher o cú de cachaça, a vinheta de abertura é muito divertida; “Fissura”, pros viciados; “A farsa do entretenimento” sobre televisão e manipulação das vontades do povo, e “Padre multimídia”, sobre os mercenários da fé que além de explorarem os fiéis na igreja, também inundam rádios, gravam discos, escrevem livros... o mesmo tema ressurge em “O ataque das testemunhas de jeová”.
Periferia SxAx na ocupação Prestes Maia, São Paulo-SP,m abril de 2007 (Foto: Mateus Mondini)

O disco foi produzido impecavelmente por Heros Trench  e Marcello Pompeu, do Korzus. Lançado em CD pelo selo paulistano Red Star e em LP pelo selo alemão Dirty Faces. O projeto gráfico é bastante caprichado, com todas as letras, ficha técnica, fotos e ilustrações de Daniel ET, o autor da capa.

Quer ouvir? Download aqui!

Um comentário: