segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Violeta de Outono "The Early Years" (Wop Bop, 1989)



          O cultuado trio paulistano registrou em 1989 uma K7 com quatro regravações de bandas influentes para o Violeta de Outono. Era uma ideia antiga da Wop Bop, mas que ficou guardada após a banda ser contratada pela BMG, que lançou dois discos da banda, um homônimo de 1987 e o "Em toda parte", de 1989. Por sinal, foi o Violeta de Outono a banda escolhida por René Ferri, proprietário da veterana e importante loja de discos Wop Bop, para inaugurar o filão fonográfico da loja. Assim surgiu o primeiro registro do Violeta de Outono, o EP "Reflexos da Noite", lançado no formato LP de 12 polegadas e 45 RPM, e o início do curto catálogo da Wop Bop.

A ideia do EP de covers foi retomada anos depois, e funcionaria como um objeto raro e caprichado. A Wop Bop não lançava fitas K7, apesar de fazê-lo em duas únicas ocasiões, neste registro do Violeta de Outono e numa reedição do disco "Fairy tales" do Harry, que no K7 contém 4 músicas a mais. 

     Para “Early Years” foi preparado um pacote especial para os fãs, além da fita K7, havia um flexidisc com um trecho de canção inédita e um fanzine de 10 páginas impresso em papel couché com release, fotos, trajetória dos integrantes pré-Violeta, além de curiosidades como o playlist do programa 12’o Clock Rock da rádio KPFK de Los Angeles, no qual a canção “Reflexos da noite” é executada no mesmo bloco que “The candle and the flame” do estreante álbum “Ragin’ full on” do Firehose.

   As regravações ficam por conta dos heróis do trio: Gong, Pink Floyd, Rolling Stones e Beatles. Do clássico disco “The piper at Gates of dawn”, primeiro do Pink Floyd, foi retirada “Interstellar overdrive”, com participação especial de RH Jackson nos teclados e programações eletrônicas. “Citadel”, do álbum “Their Satanic Magestic Request” do Rolling Stones, ganhou arranjo bastante fiel ao original de 1967. "Blues for findlay" e "Within or without you", do Gong e Beatles, tem participação do sax tenor de Lívio Tragtemberg. As quatro canções também estão presentes como bônus no disco “Eclipse” (Record Runner, 1995), que traz o Violeta de Outono numa gravação ao vivo de show realizado no SESC Pompéia em 1986.

              Quer ouvir? Download aqui!

8 comentários:

  1. maravilhoso!!! presentão de Natal! muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberto! Eu que agradeço pela visita e pelo trabalho maravilhoso que você faz na Enciclopédia de bandas Independentes, estes dias baixei a demo de Vermes do Limbo, há muitos anos que queria ouvir esta banda. Fantástico sempre. Manda o teu endereço para o meu email marcelo_mara@hotmail.com, vou te enviar adesivos do Disco Furado. abração!

      Excluir
    2. opa, muito obrigado mesmo!!! eu é que agradeço, suas postagens aqui ampliam a enciclopédia, também!

      Excluir
    3. Eu tenho usdado coisas da Enciclopédia também, apesar que, confesso, não conheço a grande maioria das bandas. E isso é ótimo! hehehehe Qualquer coisa, tamo aí!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Valeu Luis Coffeeboy! Dei uma olhada no zine, logo te mando um email! Obrigado pelo apoio de sempre!

      Excluir
  3. nunca pensei que fosse conseguir.. obrigado MMara.... minha fita K7 agradece....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neri, meu velho. Não tem de que. Cuide bem desta k7 rara. Abraços!

      Excluir