domingo, 9 de dezembro de 2012

Patife Band (Independente, 1985)



                Uma das principais bandas do punk rock brasileiro. Na verdade, eles não são uma banda de punk rock, se encaixam melhor no rótulo genérico do pós-punk paulistano, afinal, suas referências musicais estão distantes do punk, mais próximas de uma desconstrução musical perdida numa agressividade rock com atonalismo erudito contemporâneo, dodecafonismos e free jazz. 

                Quem responde por esta vasta gama de influências é o fundador da Patife Band, Paulinho Barnabé, ou Paulo Patife, arranjador e baterista que em 1983 criou uma banda na qual pudesse fazer músicas buscando compassos  não convencionais e ainda assim compor música popular. Agora dá pra entender as razões que fazem da Patife Band uma banda punk, não?
                 
Bizz, edição 13, agosto de 1986
                  A primeira gravação da Patife Band, aqui como um trio formado por Paulinho, André Fonseca e James Müller,  é este mini-LP de 6 canções lançado no formato de LP de 12 polegadas. O disco abre com a regravação de "Tijolinho", autoria de Wagner Benatti, uma canção de amor brega, sucesso da voz de Bobby de Carlo. Segue com canções próprias, provavelmente as melhores da banda, clássicos como "Pregador Maldito", "Tô Tenso" e "Pesadelo", todas regravadas no segundo registros da banda, o álbum "Corredor Polonês", lançado pela Warner em 1987. Para finalizar o EP uma improvável regravação do hit natalino "Noite Feliz", e "Peiote", sobre esta, pense num piano no zoológico.

Rótulo do LP
                Este mini-LP foi lançado pela própria banda numa tiragem pequena que rapidamente se esgotou, nunca foi reeditado. Com este registro a Patife Band chamou a atenção da Warner que naquele momento buscava bandas paulistanas de rock. A característica única da banda a transformou numa das formações mais criativas do rock brasileiro, tanta criatividade também é uma das causas dos grandes intervalos de atividade, afinal, o perfeccionismo de Paulinho Barnabé com a execução dos arranjos sempre trouxeram instabilidade na formação.

                  Quer ouvir? Download aqui!

10 comentários:

  1. presente de natal esse = ~~~ achei pro 200 dinheiros no sebo mas não tinha como comprar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coffeeboy!
      200 mangos é o que tá valendo mesmo, já vi mais caro ainda. O meu foi encontrado por bem menos, as, faz um tempão e foi num sebo do interior, ninguém sabia o valor do disco.

      Excluir
  2. Vixemaria, Sujo, acho que derrubaram o link desse disco. Tretas autorias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, derrubaram os links de quase todos os discos que estavam no mediafire, preciso encontrar um novo site de upload. Tretas autorais eu não creio de seja, isso não acontece coim discos independentes...

      Excluir
  3. BRODER, REPOSTA POR FAVOR!!!DIVIDE ESSA RARIDADE COM OS FÃS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio!
      Tá repostado o disco. Aproveite aí. Obrigado!

      Excluir
  4. surpresa, estava procurando o corredor polones pra tocar neste sabado e encontrei o EP

    ResponderExcluir
  5. Disco do Duka, hj já está valendo R$ 680,00

    ResponderExcluir