domingo, 23 de dezembro de 2012

Julio Reny & Expresso Oriente (Pirata Sulista, 1989)




Primeiro disco de Julio Reny, realizado depois de alguns anos batalhando espaço no underground porto-alegrense e se tornar nome conhecido também como DJ do programa Negras Melodias, na Ipanema FM. Antes de gravar este disco Julio Reny já tinha composições gravadas e participações em coletâneas, porém aguardava uma oportunidade de ser lançado por uma grande gravadora, o que não aconteceu, mas também não impediu que Julio Reny gravasse suas belas canções de maneira independente.

          O álbum divide umas canções mais funks com baladas românticas. “Anita”, que abre o disco, tem um arranjo de guitarra bem trabalhado e é considerada um dos hits do álbum que rendeu outras canções bastante executadas pelas FMs rio-grandenses, como “Não Chores Lola” e “Amor e Morte”, esta apresentou Julio Reny para além do Rio Grande do Sul e teve clipe bastante veiculado pelos programas de música do final da década de 80. O clássico “Sandina”, de Jimi Joe, surge bastante dançante com um arranjo de percussão marcada pelos ritmos latinos. Há também um reggae em “Jogada noturna”.

Da parte romântica não há como não destacar a beleza das letras de amor desesperadas de “Razões do Coração” e “Expresso oriente”; na regravação de “Amada Amante”, de Roberto Carlos, Julio destila todo o seu potencial de crooner.

Julio Reny & Expresso Oriente foi lançado pelo selo independente porto-alegrense, quase desconhecido, Pirata Sulista. O projeto gráfico é bastante caprichado e feito em apenas duas cores, na contracapa há um foto da banda completa, o encarte traz todas as letras e ficha técnica.

        O disco teve uma excelente repercussão local, mas sua distribuição não atingiu outros estados, fato que inviabilizou a ascensão nacional de Julio Reny que neste álbum demonstrava qualidade para atingir uma popularidade maior, bom para Porto Alegre que ficou com uma de suas vozes mais características.

Quer conhecer? Download aqui!

Um comentário:

  1. Vale comentar que o baixista era o Marcelo Pitz ex Engenheiros do Hawaii

    ResponderExcluir