quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Graforréia Xilarmônica "Coisa de Louco II" (Banguela, 1995)



O que dizer sobre um dos discos mais importantes do rock brasileiro de todos os tempos?  O que escrever sobre uma banda que reúne tantos talentos e faz músicas tão boas de sonoridade quanto de letras? Nada. Até porque faltam palavras para descrever o que acontece em “Coisa de Louco II”, o primeiro disco do trio porto-alegrense Graforréia Xilarmônica.

  
“Coisa de louco II” abre com “Literatura brasileira” e já mostra o potencial para os arranjos malucos, nos quais os três instrumentistas se destacam, impossível não observar o excelente trabalho de guitarra de Carlo Pianta, além da excelente letra de Marcelo Birck e Frank Jorge, com direito a citação incidental de “Slave to Love” de Brian Ferry. “Você foi embora” de Pianta & Jorge ganhou videoclipe.


Revista História do Rock Brasileiro, volume 04
A primeira gravação de “Amigo punk” em CD, um dos maiores clássicos do rock gaúcho e creditada a dupla Birck & Jorge, aconteceu neste álbum. Que dá outros hits não aproveitados, tais como “Nunca diga” e “Se arrependimento”, além de outras como “Denis”, “Benga velha companheira” e “Eu digo 7”, que de tão divertidas tornam difícil ouvir “Coisa de Louco II” apenas uma vez.

A maior parte das músicas do álbum trazem canções de amor, mas a criatividade dos arranjos chamam tanto a atenção quanto as letras, isto está na sequência “Tive teu nome”, “Grito de Tarzan” e “Empregada”, esta gravada também por Wander Wildner no álbum “Baladas Sangrentas”. As influências do punk rock e da Jovem Guarda estão presentes em “Minha picardia”, “Patê” e “Twist”, esta meio punk meio bubblegum.


Revista Zero, edição 05
O álbum teve uma repercussão muito positiva e saiu de catálogo tão logo entrou, tornou-se raridade muito por conta da estrutura do selo Banguela, que naquele ano, 1995, mais se preocupava em lançar bandas interessantes do que trabalhar os lançamentos, muitos ficaram apenas na tiragem inicial. Isto para a Graforréia Xilarmônica foi bastante prejudicial, afinal a banda já era um nome conhecido no Rio Grande do Sul e mesmo no underground brasileiro. O projeto gráfico de “Coisa de Louco II” é bastante trabalhado e traz fotos da banda, todas as letras e ficha técnica. Três anos depois a banda lançou por um pequeno selo de Porto Alegre o derradeiro segundo disco, “Chapinhas de ouro”, e depois entrou num grande intervalo. A curta discografia da Graforréia Xilarmônica é uma ofensa a criatividade da banda e a boa discografia do rock nacional. “Coisa de Louco II” é imperdível!


Quer ouvir? Download aqui!

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Que isso Myblackflagtapes. É tudo nosso. heheheh Obrigado pelo apoio!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Luiz! Tá aí para baixar de novo. Aproveite!

      Excluir
  3. Meu amigo.. disco_furado.... Simplesmente FODA.... Obrigado pelo post...

    ResponderExcluir
  4. Order a Sparkling White Smiles Custom Teeth Whitening System online and enjoy BIG SAVINGS!
    * Up to 10 shades whiter in days!
    * Results Guaranteed.
    * As good as your dentist.
    * Same strength as dentists use.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Valeu por conservar essa pérola na internet.

    ResponderExcluir
  6. Do caralho! Já estava inscrito no canal do youtube e agora acompanho o blog.

    ResponderExcluir