sábado, 29 de dezembro de 2012

Dead Fish "Sonho Médio" (Terceiro Mundo, 1999)


"Sonho médio" é o segundo disco do quinteto hardcore de Vitória-ES Dead Fish. Um trabalho que trouxe mudanças para a banda, pois se trata do primeiro disco da banda com letras em português. O álbum tem 14 canções rápidas, algumas mais próximas do hardcore melódico, à Bad Religion, e outras mais pesadas. Há também duas música em inglês  "Damn' lie" e "Lost soul", retiradas da primeira demo tape do Dead Fish, de 1997.

Revista Rock Brigade
A mudança de idioma foi bastante positiva para a banda, que se adaptou muito bem às novas letras e assim ganhou força na transmissão de mensagens, algo importante e que pode ser observado nas boas letras do álbum. Alguns destaques estão na lembrança dos anos de Ditadura Militar brasileira e abertura política em "Modificar", exploração indígena e ambiental em "Paz verde", consumismo em "Sonho médio", esta também ganhou vídeo clipe e pode ser considerada como hit do disco.

"Sonho médio" foi o primeiro disco do Dead Fish lançado pelo selo próprio da banda, Terceiro Mundo Produções Fonográficas, relançado pela Deck Disc em 2005. Gravado inteiramente em Vitória por Índio e produzido pela banda, o projeto gráfico é bastante completo, traz letras, ficha técnica e foto, tudo na cor verde musgo. A repercussão foi bastante satisfatória para o Dead Fish, que se tornou um nome forte do hardcore nacional, consequência dos muitos shows por vários estados, da boa distribuição de material, além das entrevistas e resenhas positivas, principalmente em fanzines.

Quer ouvir? Download aqui!

7 comentários:

  1. Gostei deste disco, não tinha ouvido ainda e achei bem produzido. Parece ser um percursor das bandas de hardcore melódico do início dos anos 2000. Realmente parece muito com algumas faixas do Bad Religion. Engraçado como essas bandas se inspiraram nas linhas de baixo e guitarra de bandas como Cólera e Inocentes. Legal, parabéns pela postagem.
    Marcelo, um feliz 2013 e um ano cheio de realizações para vc, sua família e que seu blog possa crescer mais ainda, pois percebo que vc se dedica bastante e faz o que gosta. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo!
      "Sonho médio" é bem produzido sim, captura uma banda com bastante energia e vontade de tocar. O som é mais hardcore melódico, de uma época que o estilo não estava estigmatizado. Obrigado pelo apoio de 2012, você dá um grande apoio pro blog e me ajuda na vontade de continuar com este projeto, que eu realmente gosto de fazer. Em 2013 terá mais coisas, e qualquer pedido teu é uma ordem! hehehehehe Abraços e feliz ano novo Eduardo!

      Excluir
  2. Há, queria lhe dizer que tenho uma pequena coleção da revista Bizz com uns 120 exemplares. Se precisar de alguma resenha de algum disco que vc não tiver e eu puder ajudar é só pedir que eu escaneio e lhe envio.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pequena coleção de 120 edição não é uma pequena coleção né Eduardo. hehehe Eu tenho uma coleção aqui também, me faltam algumas, mas hoje em dia é difícil de encontrar na minha cidade. Se eu precisar de algo vou recorrer a você sim! Obrigado pelo apoio, abração!

      Excluir
  3. Marcelo, já que vc falou em pedidos, será que vc tem algo do Peter Perfeito, aquela banda de Brasília dos anos 80/90 ( se eu não me engano foi de 1985 até 1995)? O primeiro disco é muito raro e se chama "Brazil, esperamos um dia uma grande mudança" (saiu em 89 com o Tom Capone ainda na formação), ou o segundo que é o "Funk rock nervoso", que saiu pelo selo RockIt de Dado Villa-Lobos em 95, produzido pelo Tom Capone, Muito legal por sinal. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo!
      Conheço o Peter Perfeito, mas não tenho os discos. Aqquele primeiro, o "Brazil..." é muito raro atualmente. Foi lançado em pouquíssimas cópias por um selo desconhecido. O CD é mais fácil de achar, de qualquer forma os dois discos tão na lista dos mais procurados. Quando encontrar eles vêm para cá. Ainda assim, valeu pelo pedido!

      Excluir
  4. som capixaba meus amigos!! heheh de vitoria capital . minha terra.. aqui onde o cenário hardcore e metalcore ferve !! meus amigos do dead fish sempre fizeram um belissimo trabalho! nas primeiras formaçoes.. saudade desse tempo .. era mto show underground que me traz belas lembranças.. desejo maior sucesso pra galera.. e pode esperar ainda mais sucesso dos caras.. pq eles sao monstros do hardcore melodico... dead fish é foda

    ResponderExcluir