segunda-feira, 8 de outubro de 2012

V.A. "Traidô - 20 bandas tocando Ratos de Porão" (Silvia Music, 1998)



É aquele velho papo, todo disco tributo é irregular, mas este se supera. Em “Traidô” 20 bandas nacionais apresentam suas interpretações para ‘crássicos’ do punk rock e hardcore brasileiro, mundial diria, criados pelos temidos ‘traidores-do-movimento’.

Poucas bandas realmente se deram bem e as melhores versões são aquelas que destoam das gravações originais. É o que ocorre na versão psychobilly do Kráppulas para “FMI”, na bem humorada “Suposicollor” com Kid Vinil & Verminose, na ‘podrera’ que o Okotô fez de ”Pobreza” – incluída no último disco da banda, “Cobaia” - e no guitar-noise do Speed Whale que transformou “Diet paranoia”. Tem o Gangrena Gasosa com o thrash-galinha-preta nas ótimas “Benzer inté morrer/Kurimba ruim”, também inclusas no segundo disco da banda, ”Smells like a tenda spírita”.

Outras bandas chegaram perto, mas, soam muito corretas, é o caso do Poindexter em “Sentir ódio e nada mais”, Anões de Jardim em “Crise geral”, Muzzarelas em “Juventude perdida” e Serial Killer com “Ascensão e queda”. Da parte ruim, os veteranos do A.R.D. tiram o tesão de “Amazônia nunca mais”, o Hip Monsters soam mal em “Poluição atômica”, e o Inkoma em “Não me importo” chega a irritar. E tem mais...

“Traidô” foi o primeiro lançamento do selo Silvia Music, propriedade do Phú, baixista do DFC e Macakongs 2099, e que também chegou a tocar baixo no Ratos de Porão por um curto espaço de tempo, o DFC participa do disco numa parceria com o DJ Jamaika na dobradinha “V.C.D.M.S.A./Tattoomaniac”. O fato de o selo ser de Brasília-DF explica a quantidade de bandas do planalto do álbum, são 6 formações candangas.

O projeto gráfico é bastante completo, o encarte traz ficha-técnica de todas as gravações, contatos e até mesmo indicações para gravadoras contratar bandas independentes, além de fotos do RxDxPx e trechos das letras. A ilustração da capa é autoria do Pica Pau, baixista do Ratos na época do lançamento do tributo. Há também um "singelo" recado para quem não gostou do disco ou odeia RxDxPx: “coloca a cabeça da buceta da sua mãe e manda seu pai empurrar com a pica!!!”, continua valendo!

           Quer ouvir? Download aqui!

3 comentários:

  1. qual a chave para liberar o download ???

    ResponderExcluir
  2. New Diet Taps into Innovative Concept to Help Dieters Lose 23 Pounds within Just 21 Days!

    ResponderExcluir