domingo, 7 de outubro de 2012

V.A. "Coletânea Em Órbita" (Estelar, 1999)



9 bandas de 6 estados diferentes e cada uma com duas canções, esta é a “Coletânea em Órbita”, mais um registro das guitar bands brasileiras dos anos 90. A fórmula não foge muito a regra geral: as canções são retiradas de demotapes ou CD-demo, depois são organizadas e masterizadas, o processo é simples, mas não evita que tenhamos resultados desiguais entre as bandas, ocasionados pela qualidade do material enviado para o selo, enfim, masterização não faz milagre e, de certa forma, a baixa fidelidade faz parte do charme das compilações de guitar bands nacionais.

O álbum começa com o quarteto de Belo Horizonte Vellocet e as duas mais belas canções do disco “A Hundred Bugs” e “Inside my Mind (Again)”, outras formações mais veteranas também se dão bem na seleção, os baianos do brincando de deus (com minúsculas mesmo) em “Sexism” e os campinenses do Astromato, ex-Weed, com bateria eletrônica e boas letras em português, verifique em “No Macio, no Gostoso” e “Não sei Jogar”. As bandas paulistas Fish Lips, de Osasco, e Spots, de Araras, surgem mais barulhentas, mas sofrem pela baixa equalização das gravações. Pan Cake, do Rio de Janeiro, traz vocal feminino e melodias mais delicadas. As catarinenses Vacine, de Joinville, Feedback Club, de Florianópolis, e  Foolish, de Maringá-PR, soam mais melancólicas, a última também traz uma canção em português, “Frank”.

“Em Órbita” foi o primeiro lançamento do selo catarinense Estelar Music, o disco teve uma repercussão mediana e não demorou a sair de órbita (tá, essa foi horrível mesmo). O projeto gráfico é simples, o encarte traz contatos e uma foto de cada banda. Um disco lançado na raça e com o objetivo de criar registro sobre uma importante cena do underground brasileiro.

           Quer ouvir? Download aqui! 

4 comentários:

  1. OBRIGADO por esta estupenda postagem! estava já há tempos procurando algum lugar que tivesse este disco pra baixar - visto que achá-lo em forma "física" atualmente tem se mostrado impossível; juro que o procurei!

    ResponderExcluir
  2. Fala Roberto! Legal mesmo, esta coletânea tem um monte de banda legal e outra que só gravaram em CD neste disco. Eu vi este CD apenas uma vez e comprei, mas, no site da Faunus (bota aí no google) eles têm uma cópia perdida do mesmo. Qualquer pedido de banda independente, manda aí que eu procuro e posto.
    Olhei teu blog de quadrinhos, me interessei no Arlequim, tem belos desenhos!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. sempre postagens incríveis aqui! eu tenho esse cd ! mt bom mesmo! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coffeeboy! Obrigado pela visita! mande seu endereço para marcelo_mara@hotmail.com , vou te mandar um adesivo do blog. Abraços!

      Excluir