sábado, 14 de julho de 2012

V.A. "Francis Picabia" (Question Mark, 1997)



            Coletânea lançada originalmente numa fita K7, vinha acompanhada de um caprichado fanzine. "Francis Picabia"  traz 13 bandas brasileiras interpretando suas referências internacionais dos anos 60. O nome faz referência ao pintor e poeta francês que foi um dos primeiros dadaístas.
           
Contracapa da coletânea
            O disco abre com um dos maiores nomes do psicodelismo nacional, o Violeta de Outono e sua leitura para "Astronomy Dominé" retirada do primeiro disco do Pink Floyd. A surf music do Gasolines escolheu uma porrada do Sonics, "He's waiting". Frank Jorge & Plato Divorak fizeram uma versão bastante caseira para "Mr. Tambourine Man" de Bob Dylan. O Père Lachaise também de Plato Divorak, assumiu a versão para "All day and all of the night" do Kinks. O mod barulhento do The Charts regravou "Blue Bird" do Buffalo Springflied. Os Argonautas apresentou uma versão instrumental de "Tomorrow never knows", do lindo disco "Revolver" do Beatles. Para encerrar, Júpiter Maçã se destaca na bela "Being for the benefit of Mr. Kite" do clássico disco "Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band".

            As versões não seguem nenhum padrão, muitas vezes querem soam como os originais, a qualidade das gravações não mantém algum equilíbrio, afinal, são covers reunidos. A iniciativa do lançamento partiu de Sandro Garcia, na época baixista do The Charts, que criou o selo Question Mark e fez desse o primeiro número do catálogo.

           Quer ouvir? Download aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário