sexta-feira, 13 de julho de 2012

The Dead Billies "Heartfelt Sessions" (WR Discos, 1999)




            O quarteto de Dead Billies surgiu em 1993 na capital soteropolitana com a intenção de ser uma banda de psychobilly, um estilo bastante peculiar e sem grande popularidade em todo o mundo e que no Brasil, até então, não tinha um grande número de bandas, muito menos de discos. Entretanto, o underground sempre foi um bom lugar para abrigar posturas excluídas.

            "Heartfelt Sessions" é seu segundo disco, provavelmente seja o álbum de psychobilly mais bem gravado e produzido lançado no Brasil. Aqui o psycho também abre espaço para outros gêneros, como o surf e o blues - durante os primeiros anos do Dead Billies o vocalista Mosckabilly (Glauber Guimarães) manteve uma banda dedicada ao estilo e até mesmo organizou alguns festival de blues na capital bahiana. Outros instrumentos como violões, metais e teclados também incrementam as boas composições e arranjos, além da participação luxuosa da dupla Tangos & Tragédias Hique Gomes e Nico Nicolaewsky (1957-2014) no violino e acordeão, respectivamente.
             
            O álbum traz 12 canções, todas com letras em inglês. "I can't help myself from gettin' it on" ganhou um vídeo clipe divertido, e proibido, que chegou a ser exibido algumas vezes no extinto Lado B, da MTV Brasil. "The devil made me do it" mantém a pegada psychobilly, Em "Your favorite crime" o vocalista mostra seus dotes de crooner do inferno. "Under a spell" representa a parte surf music, difícil ficar parado. O mesmo vale para "Run away from you (ma-ma-ma)". O disco se encerra na instrumental "Night of excess" com o som limpo da guitarra de Morotó Slim.

           O disco foi gravado como parte do projeto Emergentes da Madrugada, na qual as bandas gravavam no estúdio WR em horários menos concorridos, geralmente na madrugada, e recebeu apoio do Governo da Bahia, assim como os demais lançamentos do projeto. A produção ficou à cargo de Nestor Madrid junto com o Dead Billies. O projeto gráfico é cuidadoso e traz páginas com fotos, letras e ficha-técnica, tudo em preto e branco. O CD foi lançado pela WR Discos e deve toda sua tiragem rapidamente comercializada. 

           "Heartfelt Sessions" foi bastante elogiado na mídia especializada, da qual o Dead Billies já era um nome bastante conhecido. Com este disco o quarteto, que poucas vezes havia saído de sua cidade natal, marcou presença em festivais importantes como o Goiânia Noise de 2000 e o programa Musikaos, exibido pela TV Cultura. Contudo, o Dead Billies encerrou atividades após a participação no festival goiano. Morotó Slim (guitarra) e Rex (bateria) montaram o Retrofoguetes e assim puderam se dedicar exclusivamente à surf music instrumental, Joe (baixo) foi tocar com a Pitty e Mosckabilly voltou à fase blueseira e foi cantar outros compositores.

           Quer ouvir? Download aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário